Segunda, 28 de maio de 2018

As três fontes de poder



Você sabe como conciliar a ambição pelo saber, pelo sucesso, por uma posição social, esse desejo de ter sucesso, com a prática da plena consciência? Nessa semana o texto (clique aqui) responde a essa questão. O que o Buda pensa sobre poder e autoridade?

Na tradição budista, falamos de três tipos de poder, três tipos de virtude. Quando você tem estes tipos de poder, sente-se forte, feliz, livre. O primeiro tipo de poder é o de “podar”. O segundo tipo de poder ensinado no budismo é o poder do entendimento. Isto é insight. A terceira fonte de poder é o amor, que significa gentileza. Uma vez que você tenha estes três tipos de poder, não há perigo algum se você tiver alguma riqueza e alguma fama. Se você tiver esses poderes, então sua riqueza e sua fama irão tornar-se úteis para você. De outra maneira, são muito perigosas.

Leia (clique aqui) o texto e pratique! Divida seus insights em nosso blog clicando aqui.

Sem necessidades



São esses raros momentos na vida em que não se precisa de absolutamente nada além do que se tem. Nem do tempo. O tempo eu ganhei de presente ao completar a volta antes do previsto. Um tempo que decido gastar não fazendo nada, não indo a lugar algum, sem contar as horas nem os dias.

- Amyr Klink (Do livro "mar sem fim")

Falando de Deus



Cinco freiras católicas uma vez participaram de um retiro de plena consciência que eu ofereci. No último dia a Madre Superiora disse, "Tudo que você tem compartilhado é maravilhoso. Mas porque você não falou sobre Deus?" Eu olhei para ela, sorri e disse, "Querida irmã, você poderia apontar uma coisa qualquer que eu tenha dito durante os últimos seis dias que não seja sobre Deus?" Ela sorriu - ela entendeu!

- Thich Nhat Hanh (Do livro "Answers from the heart")