Domingo, 23 de setembro de 2018

Atenção Plena nas Sensações e na Mente



No texto de hoje (clique aqui) Thich Nhat Hanh explica a atenção plena das sensações nas sensações, o segundo estabelecimento da atenção plena e o terceiro estabelecimento que é a atenção plena da mente na mente.

Ambas são práticas ensinadas pelo Buda para desenvolver nossa atenção plena que é um dos passos do Nobre Caminho Óctuplo. Tudo o que ocorre em nosso corpo ou mente precisa ser observado com equanimidade. Não devemos lutar contra, mas sim acolher a sensação ou a formação mental e procurar conhecer melhor o que está ocorrendo. Assim, da próxima vez que surgir, nós a reconheceremos e acolheremos com mais calma e saberemos o que fazer para lidar com ela.

Para saber mais sobre essa prática básica leia o texto clicando aqui e depois compartilhe seu insight conosco em nosso blog. Basta clicar aqui.

Monge Tailnadês no Brasil



O monge budista tailandês Phra Tatthan Tanaphakphisit de 39 anos mora no Rio desde o fim de junho e ficará na cidade até o fim de dezembro hospedado no The Middle Way Meditation Institute Brasil, em Botafogo.

Neste sábado, Dia Mundial da Paz, ele participou da Celebração Mundial da Paz Interior, evento que reuniu líderes espirituais de diversas religiões, Na ocasião, foi realizada uma grande meditação, que ocorreu simultaneamente em uma cidade de cada continente: Sydney (Austrália), Nova York, Cidade de Iloilo (Filipinas), Maputo (Moçambique) e Lisboa:

O monge ensina:

"Todos os países sofrem com a crise econômica, corrupção e insegurança, na Tailândia não é diferente. Não vi a violência do Rio. [Devemos] buscar a paz interior para achar a felicidade em nós mesmos. Quem é feliz tente a espalhar a felicidade. Não dá para mudar o mundo hoje, mas podemos mudar a nós mesmos e as pessoas ao nosso redor."

Outros ensinamentos:

- Espalhar conhecimento e boas práticas para as crianças, para que, quando elas cresçam, tenham capacidade de mudar o futuro.
- Meditar para manter a mente confortável e em paz. Todo mundo deveria meditar diariamente, por de 5 a 10 minutos independentemente de religião. A meditação é como o banho, mas, em vez de limpar o corpo, limpa a mente.
- Fazer coisas que te façam feliz todo dia. Pensar em coisas otimistas quando acordar. Lembrar que pessoas morrem todos os dias e agradecer por ter a sorte de estar vivo e com saúde.
- Aprender a dividir com outras pessoas. Lembrar que nascemos com nada, nada nos pertence e não levamos nada quando morremos. Ter prazer na felicidade de dar e fazer outra pessoa feliz por receber.

-Matéria original em https://oglobo.globo.com/rio/monge-budista-da-dicas-de-como-manter-paz-em-meio-ao-caos-do-rio-23089695#ixzz5RpD7YoIM

Budismo



É um meio que consiste em controlar a mente para alcançar a harmonia, e através da compaixão, oferecê-la aos demais.

-Henri Cartier Bresson (fotógrafo)

Momento Presente



Quanto mais firmemente tentamos capturar o momento, para manter uma sensação agradável ou definir algo de uma maneira que possa ser satisfatória para sempre, mais ilusório ele se torna.

Costuma-se dizer que definir é matar. Se o vento parasse por um segundo para que pudéssemos capturá-lo, ele deixaria de ser vento. O mesmo é verdade com relação à vida. As coisas e fatos estão perpetuamente mudando e se movendo; não podemos reter o momento presente e fazê-lo ficar conosco; não podemos chamar de volta o passado ou manter sempre uma sensação passageira de si. Se tentarmos fazê-lo, tudo o que teremos é uma recordação; a realidade não está mais lá e nenhuma satisfação pode ser encontrada nisso.

Se subtamente percebemos que estamos felizes, quanto mais tentarmos pensar em algum meio para preservar nossa felicidade, mais rápido a veremos fugir para longe. Tentamos definir a felicidade a fim de podermos encontrá-la quando nos sentimos infelizes.

Um homem pensa: "Estou feliz agora por estar nesse lugar. Portanto, para mim, a felicidade consiste em ir e permanecer nesse lugar." E no próximo instante ficará infeliz se tentar usar essa definição; irá para aquele lugar novamente e verificará que não está feliz; o que existe é uma lembrança apagada da felicidade, e a definição anterior não se mantém válida.

-Alan Watts