Segunda, 3 de setembro de 2018

Destemor



Quem nunca sentiu medo? A maioria de nós experimenta uma vida cheia de momentos maravilhosos e momentos difíceis. Mas para muitos de nós, mesmo quando estamos mais alegres, há medo por trás de nossa alegria. Medo da perda, do fim, medo do futuro, medo da doença e da morte. Pensamos que, para sermos mais felizes, devemos afastar ou ignorar o nosso medo. Não nos sentimos à vontade quando pensamos nas coisas que nos assustam, então negamos nosso medo.

Essa semana sugerimos a leitura (clique aqui) de um texto onde Thich Nhat Hanh nos mostra uma saída. Podemos transformar o nosso medo. A prática de viver plenamente o momento presente — o que chamamos de mindfulness — pode nos dar a coragem para enfrentar nossos medos e não sermos empurrados e puxados por eles.


Leia o texto (clique aqui) e participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Constância da meditação



Essencialmente, a ciência "prova" o que sabemos ser verdadeiro através da real experiência de meditar. Você é capaz de ver todos ao seu redor e você mesmo de uma perspectiva mais clara, enquanto simultaneamente, é mais presente, compassivo e empatico com as pessoas, não importa a situação. Com tempo e prática, as pessoas verdadeiramente tornam-se mais calmas, têm uma maior capacidade de empatia e tendem a responder de forma mais equilibrada para as coisas, pessoas ou eventos em suas vidas.

No entanto, para manter seus ganhos, você tem que manter a meditação constante. Por que? Porque o cérebro pode reverter muito facilmente para seus velhos costumes se você não está vigilante (estou fazendo referência a idéia de neuroplasticidade aqui). Isto significa que você tem que ter uma rotina de meditação para garantir que os novos caminhos neurais que você trabalhou tão duro para formar fiquem fortes.

- Rebecca Gladding M.D. em www.psychologytoday.com

Medo



Convide seu medo para sua consciência e sorria através dele. Cada vez que você sorrir com seu medo, ele vai perder um pouco da sua força. Se você tentar fugir de sua dor, não há saída. Só por olhar profundamente para a natureza do seu medo você pode encontrar a saída.

- Thich Nhat Hanh

Ética



É preciso empregar uma abordagem secular para a ética, secular no sentido indiano de respeitando todas as tradições religiosas e os pontos de vista dos não-crentes de forma imparcial. Ética secular enraizada em descobertas científicas, experiência comum e bom senso pode ser facilmente introduzida no sistema de educação secular. Se pudermos fazer isso há uma perspectiva real de fazer neste século XXI, uma era de paz e compaixão.

- Dalai Lama