Domingo, 4 de novembro de 2018

O Dia dos Ancestrais



Nessa semana sugerimos um texto (clique aqui) onde Thay fala sobre uma das práticas de Plum Village: comemorar o dia dos ancestrais

Thay nos lembra que nossos ancestrais estão em nós. Não apenas nossos ancestrais genéticos mas também nosssos ancestrais espirituais. Thay amplia nossa visão mostrando que também os animais, os vegetais e até os minerais também são nossos ancestrais. Ele nos ajuda a transcender a nossa idéia do que seja um ser humano.

Leia (clique aqui) o texto e procure praticar! Divida seus insights em nosso blog clicando aqui.

O que é Mindfulness?



“Mindfulness” (“Atenção Plena”) é um termo que pode designar: 1) um estado mental, 2) um conjunto de técnicas ou exercícios mentais (“Meditação Mindfulness”), 3) programas estruturados de treinamento baseados em “Mindfulness”, ou ainda 4) um conceito ou construto psicológico.

O estado mental de “Mindfulness” pode ser induzido ao focarmos nossa atenção intencionalmente na experiência direta do momento presente, numa atitude aberta e não-julgadora. Esse estado mental pode ser treinado por meio de técnicas ou exercícios meditativos e psicoeducativos, os quais são parte fundamental das Intervenções Baseadas em “Mindfulness” (“Mindfulness-based Interventions“).

As Intervenções Baseadas em ”Mindfulness” têm sido bastante estudadas cientificamente, e seus benefícios podem ajudar pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, dor crônica, cardiopatias, entre outros transtornos relacionados ao “estresse”; bem como indivíduos considerados “saudáveis”, mas com níveis elevados de “estresse” em seu dia-a-dia, como profissionais, estudantes e atletas.

- retirado do site http://mindfulnessbrasil.com

Batalha



É emocionante chegar cada vez mais perto da auto-disciplina. Você faz o seu corpo ir e tudo dói; então você olha para trás com admiração para si mesmo, o que você fez, aquilo abre sua mente. Leva ao êxtase, à auto-realização. Se você ganhar o suficiente dessas batalhas, a batalha contra si mesmo, pelo menos por um momento, torna-se mais fácil vencer as batalhas do mundo.

- Jeff Sniper (montanhista da Costa Oeste americana)

Não objetive o sucesso



Não objetive o sucesso, quanto mais você apontar para ele e torná-lo um alvo, mais você vai perdê-lo. O sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; deve acontecer ... como o efeito colateral não intencional de dedicação pessoal de cada um para um percurso maior que si mesmo.

- Viktor Frankl