Segunda, 11 de março de 2019

Entender nosso próprio sofrimento nos ajuda a entender o sofrimento dos outros



!*FIRSTNAME*!, nessa semana compartilhamos um texto (clique aqui) onde Thay explica a importância de entendermos o nosso sofrimento para que possamos entender o quanto os outros sofrem também.

A autocompreensão é crucial para entender a outra pessoa; o amor-próprio é crucial para amar os outros. Quando você entende seu sofrimento, sofre menos e é capaz de compreender o sofrimento de outra pessoa com muito mais facilidade. Quando você pode reconhecer o sofrimento na outra pessoa e ver como esse sofrimento surgiu, a compaixão surge. Você não tem mais o desejo de punir ou culpar a outra pessoa.

Aproveite o texto e compartilhe seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

A última lição de mindfulness de Thay: Como morrer em paz



Ótima entrevista com Phap Dung, monge sênior da tradição de Plum Village, que já foi abade do mnonastério de Deer Park na Califórnia e acompanha Thay nos seus últimos dias no Vietnã. A entrevista está em inglês e para ler clique aqui .



Compaixão



Sabemos, por experiência própria, que o nosso estado mental influencia todo o ambiente. Se vocês moram com a família, com outras pessoas, sabem que se acordarem um dia de mau humor isso se espalhará por todos ao seu redor. Não somos apenas uma pessoa, mas um pequeno reflexo de cada um. Estamos ligados pela mesma corda, como se escalássemos uma montanha. Essa é a experiência mais forte do seshim, o mais duro caminho, de onde nascerá o sentimento de compaixão. Se consigo entender que cada pessoa está ligada a mim através dessa corda, numa situação de vida e morte, entendo como somos a mesma pessoa. O ponto de partida para a compaixão é poder reconhecer o sofrimento do outro em mim, e o meu sofrimento no outro. Sem isso não existe compaixão, pois compaixão é tornar-se um com a outra pessoa. Esse é o ensinamento de Buda.

- Zuymyo Joshin Sensei