Segunda, 8 de abril de 2019

Aplicando a prática na nossa vida



Nessa semana oferecemos a você um texto (clique aqui) onde Phap Hai nos ensina que mais importante que lermos diversos livros ou textos sobre budismo e apenas torná-los alimento para nossa curiosidade intelectual, precisamos colocá-los em prática na nossa vida.

Hoje em dia há uma riqueza de materiais de Dharma disponíveis no clique de um botão. mas o grande desafio é o excesso de informações e, simultaneamente, nossa falta de capacidade ou a motivação de colocar muito disso em prática sincera. Esta é uma grande pena, e ainda é a situação que nos encontramos hoje.

Leia (clique aqui) e reflita sobre a sua relação com o budismo. Se quiser depois escreva em nosso blog. Basta clicar aqui.

Sangha de Salvador





Essência do budismo



Em sua essência, o budismo é muito prático. Trata-se de fazer coisas que encorajem a serenidade, a felicidade e a confiança, e evitar coisas que provoquem a ansiedade, a desesperança e o medo. A essência da prática budista não é tanto um esforço para mudar seus pensamentos ou seu comportamento para que você se torne uma pessoa melhor, mas perceber que, independentemente de sua opinião sobre as circunstâncias que definem sua vida, você já é bom, pleno e completo.

Trata-se de reconhecer o potencial inerente de sua mente. Em outras palavras, o budismo não se preocupa tanto em ficar bem, mas em reconhecer que você já é, nesse exato momento, tão pleno e tão bom e já está essencialmente tão bem quanto jamais poderia esperar um dia estar.

Yongey Mingyur Rinpoche

Sobre os ensinamentos do Buda



Meu ensinamento não é uma filosofia. É resultado de experiência direta. As coisas que falo vem da minha própria experiência. Você pode confirmá-las pela sua própria experiência. Ensino que as coisas são impermanentes e sem um eu separado. Isto eu aprendi da minha experiência direta. Você pode também.

- Buda por Thich Nhat Hanh - do livro Old Path White Clouds sobre a vida do Buda