Terça, 30 de abril de 2019

Como transformar o nosso adubo



Sugerimos que você leia o texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh fala sobre a transformação de nossas sementes não saudáveis.

Ele compara o praticante a um jardineiro orgânico que transforma adubo em flores. Nós devemos praticar para transformar nossa raiva, nossa angústia, nossa depressão em amor e compreensão. O praticante não é aquele que não tem raiva ou angústia, mas aquele que sabe transformá-las. Nesse texto Thay nos ensina como praticar para conseguir essa transformação.

Leia e aprenda clicando aqui. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Começar de novo



A prática do Começar de Novo é uma prática de reconciliação. Thich Nhat Hanh nos ensina essa prática como uma ferramenta útil para restaurarmos a relação com outra pessoa, um guia para sabermos conduzir de forma hábil um diálogo difícil. Começar de Novo pode ser praticado entre duas pessoas ou como um grupo. Enquanto uma pessoa fala, a outra pessoa pratica a escuta profunda sem interromper, permitindo que a primeira pessoa fale do fundo do seu coração.

No Começar de Novo temos três passos: Dividir apreciação (regar as flores), expressar lamento e expressar os ferimentos e dificuldades. Para conhecer em detalhes essa prática clique aqui

Pergunta para Thay



Pergunta: Eu acabei de começar a trabalhar com orgulho como uma questão para cura, quando eu vi uma citação sua em uma camiseta, "No amor verdadeiro, não há lugar para orgulho." Por favor fale sobre como reconhecer e transformar o orgulho.

Thay: Quando alguém que você não conhece te fere por dizer ou fazer algo, você sofre. Mas quando a pessoa que você ama faz a mesma coisa, você sofre mais. Quando você sofre, quer alívio. Geralmente você vai para a pessoa que mais ama para dizer do seu sofrimento. Mas neste caso é impossível. Você tem orgulho e não vai para a pessoa amada pedir socorro. Você prefere ir ao seu quarto, fechar a porta e chorar. Não é capaz de dizer a ele ou ela o quanto você sofre e pedir ajuda. Você é muito orgulhoso. Eu digo que no verdadeiro amor não há lugar para orgulho. Você sabe que seu amor não é verdadeiro quando o orgulho está no caminho. Amar o outro significa confiar no outro. Se você não fala para a pessoa que ama sobre seu sofrimento, significa que não a ama o suficiente para confiar nela, para perceber que ela é a melhor pessoa para te ajudar. Deveríamos ser capazes de conseguir ajuda da pessoa que amamos. É por isso que não devemos deixar o orgulho ficar no caminho.

- Retiro nos EUA em 27 de maio de 1998. Do livro "The Path of Emancipation"