Segunda, 24 de junho de 2019

A arte da autocura



No texto dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh comenta vários aspectos da capacidade de nosso corpo de se curar sozinho.

Muitas vezes, nós entramos em pânico e tentamos fazer muitas coisas. Nós nos preocupamos muito com o nosso corpo. Nós não permitimos que ele se cure. Nós não sabemos como descansar. A respiração consciente nos ajuda a reaprender a arte de descansar. A respiração consciente é como uma mãe amorosa segurando seu bebê doente em seus braços.

Leia (clique aqui) e aprenda. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Fruto da prática



O bom praticante sabe como produzir um momento de felicidade para sua nutrição e cura. Faça tudo em plena atenção e concentração. Isso pode te liberar do medo e da tristeza. Cada momento em Plum Village é para consolidar essa prática de concentração e atenção plena. Na meditação andando temos que lidar com nosso hábito de correr, correr para o futuro procurando algo que achamos que nos falta. O primeiro fruto da sua prática é sentir que você chegou, está em casa e não precisa mais correr. Você está confortável no aqui e no agora.

- Thich Nhat Hanh (durante o retiro de Verão de 2010 em Plum Village)

Não tenha pressa



Muitas pessoas perdem seu pedaço de felicidade, não porque nunca a tenham encontrado mas porque nunca pararam para desfrutá-la

- William Feather

A Importância de Praticar



Pessoas que se refugiam na teoria e pensam que estão sendo filósofos e que se tornarão bons dessa maneira, comportam-se, de alguma forma, como pacientes que ouvem atentamente seus médicos, mas não fazem nada do que são aconselhados. Assim como os primeiros não terão seu corpo curado através de tal tratamento, os últimos não conseguirão o bem de sua alma através de tal filosofia.

- Aristóteles