Domingo, 8 de setembro de 2019

Mente e Corpo Intersão



Nos ensinamentos do Buda, a expressão namarupa é por vezes usada para se referir à nossa pessoa. Nama significa "mental" e rupa significa "físico". Fazemos uma distinção entre o físico e o mental. Pensamos que nosso corpo é físico e nossos sentimentos, percepções, formações mentais e consciência são mentais.

Essa semana compartilhamos um texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh nos nos ensina que pensamos que a mente e a matéria são opostas, mas a mente pode se manifestar como matéria e a matéria pode se manifestar como mente. Estamos acostumados a dizer que o corpo não é a mente e que a mente é o sujeito da investigação, o conhecedor. A mente quer conhecer o corpo e o corpo é o objeto. Mas de acordo com o princípio ensinado no texto, o insight só é possível com sujeito e objeto juntos.

Leia e aprenda(clique aqui) . Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Não lute



Não lute contra a dor; não lute contra irritações ou ciúmes. Abrace-os com grande ternura, como se estivesse abraçando um bebê. Sua raiva é você mesmo e você não deve ser violento com ela. O mesmo vale para todas as suas emoções.

- Thich Nhat Hanh

Sangha



Uma sangha é um jardim, cheio de muitas variedades de árvores e flores. Quando podemos olhar para nós mesmos e para os outros como belas e singulares flores e árvores, podemos verdadeiramente crescer para nos compreendermos e amarmos uns aos outros. Uma flor pode florescer no início da primavera e outra flor pode florescer no final do verão. Uma árvore pode dar muitos frutos e outra árvore pode oferecer sombra fresca. Nenhuma planta é maior, ou menor, ou igual a qualquer outra planta no jardim. Cada membro da sangha também tem presentes únicos para oferecer à comunidade.


- Thich Nhat Hanh