Domingo, 16 de fevereiro de 2020

As Quatro Nobres Verdades



Continuando o nosso estudo, do livro "A Essência dos ensinamentos do Buda", sugerimos a leitura to texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh nos apresenta as Quatro Nobres Verdades.

Ela nos dá uma introdução às Quatro Nobres Verdades e lembra que devemos ser como a terra. Quando a chuva chega, a terra só precisa se abrir para a chuva. Permita que a chuva do Dharma entre e penetre nas sementes que estão enterradas profundamente em sua consciência. Um professor não pode lhe dar a verdade. A verdade já está em você. Você só precisa se abrir - corpo, mente e coração - para que os ensinamentos dele ou dela penetrem em suas próprias sementes de entendimento e iluminação. Se você deixar as palavras entrarem em você, o solo e as sementes farão o resto do trabalho.

Leia, reflita (clique aqui) e pratique. Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Meditação



A meditação parece funcionar reduzindo a antecipação e a visão negativa da dor e não por distrair a atenção da própria sensação de dor. Quando as pessoas meditam, elas se focam em sua respiração e outras sensações corporais e aprendem a experimentar essas sensações com atitudes de aceitação, abertura e curiosidade. Isso parece reduzir os pensamentos negativos sobre sensações como a dor.

-Chris Brown (pesquisador da Universidade de Manchester)

Andando conscientemente



Em Plum Village, quando caminhamos, nos refugiamos em cada passo e entramos em contato com o que há de melhor em nossos passos. Damos um passo e nos refugiamos inteiramente no passo. O supremo se torna disponível para nós naquele momento. Você precisa trazer cem por cento do seu corpo e espírito para se refugiar em seu passo.

-Thich Nhat Hanh