Domingo, 20 de outubro de 2019

Experimentando a Mente



Essa semana compartilhamos um texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh nos ensina o nono exercício da respiração consciente: "Experimentando a mente, eu respiro". Mente significa formações mentais. Estamos presentes para as formações mentais que negligenciamos no passado.

A prática é cuidar de nós mesmos. Primeiro, simplesmente reconhecemos a presença de uma formação mental. Não tentamos compreendê-la, possuí-la ou nos apegar a ela. Também não tentamos afastá-la. Reconheça, chame-a pelo seu nome verdadeiro e diga: Estou aqui para cuidar de você porque você é eu mesmo.

Leia e pratique (clique aqui). Compartilhe depois seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Plena Consciência



Cada longa viagem começa com um pequeno passo, um giro da roda. Nossa paz e liberdade começam por pegar a colher com plena atenção. Cada atividade na vida diária é uma oportunidade para praticarmos a plena consciência. Beber o chá ou comer com nosso corpo e mente no aqui e agora é plena consciência. Olhar para nossos amados com nossos olhos e nosso coração abertos é a prática de plena consciência. Não olhe para eles e pense em algo mais. Porque fazemos isso? Porque temos energias de hábito de nossas mentes que as levam a vagar para longe do nosso corpo.

- Thich Nhat Hanh

Momento Presente



Nesse mundo espiritual não existem divisões do tempo, como o passado, o presente e o futuro; pois tais divisões contraíram-se num único momento do presente, onde a vida palpita em seu verdadeiro sentido. (...) Passado e futuro são trazidos até o momento presente de iluminação e esse momento presente não é algo que permanece parado como tudo aquilo que contém, pois, incessantemente, ele se move.

- D.T. Suzuki