Domingo, 13 de outubro de 2019

Consciência dos quatro elementos no corpo



De acordo com o Discurso sobre os Quatro Estabelecimentos da Atenção Plena, podemos começar a examinar nossos corpos e reconhecer os elementos básicos que ajudaram a tornar nosso corpo possível. Existem quatro elementos básicos (mahahhuta): terra, fogo, água e ar.

Essa semana compartilhamos um texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh nos ensina que a ideia do corpo desaparece se você reconhecer os quatro elementos dentro e fora de você. A ideia do eu, identificada com o corpo, também desaparecerá. Você precisa apenas olhar profundamente para que suas ilusões sejam dissipadas. Nós tocamos o reino do não-nascimento e não-morte. O eu só é possível com o não-eu.

Leia e pratique (clique aqui). Compartilhe depois seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Treinamento



Do mesmo modo que os músicos treinam suas mãos; os atletas seus reflexos e técnicas; os linguistas seus ouvidos; os eruditos suas percepções; nós também devemos treinar nossas mentes e corações para o bem.

- Dalai Lama

Verdadeira Felicidade



Primeiramente, não deixe um desejo por riqueza deixar que você seja tão consumido por seu trabalho de tal forma que você não tenha felicidade para si e para sua família no momento presente. Felicidade é o mais importante. Um olhar cheio de entendimento, um sorriso de aceitação, uma palavra carinhosa, uma refeição dividida com calor e consciência são as coisas que criam felicidade no momento presente. Nutrindo consciência no momento presente, você pode evitar causar sofrimento a você e àqueles ao seu redor. O modo como olha para os outros, seu sorriso, seus pequenos atos de carinho podem criar felicidade. A verdadeira felicidade não depende de riqueza ou fama.

- Thich Nhat Hanh