Domingo, 24 de novembro de 2019

Sem nascimento, sem morte e jogando fora a noção de self



Nessa semana sugerimos a leitura de um texto profundo (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh nos convida a refletir sobre o nosso conceito arraigado de tempo de vida. Quando nascemos? Quando morreremos?

Thay ensina que precisamos nos liberar da noção de tempo de vida. Acreditamos que começamos a existir e deixamos de existir em determinados momentos no tempo. Temos que jogar fora o conceito de que nossa vida dura setenta ou oitenta anos, e, depois disso, não seremos nada, ninguém. Temos que jogar fora a noção de que do nada ou de ninguém nos tornamos algo ou alguém, e que em algum momento voltaremos novamente a ser nada e ninguém. Essas ideias não correspondem à realidade.

Leia, reflita (clique aqui) e pratique. Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Ama a ti mesmo



Ama a ti mesmo e esteja atento -
Hoje, amanhã e sempre
Primeiro estabelece a ti mesmo no caminho
Depois ensina aos outros
E assim derrotarás o sofrimento
Para corrigir o desonesto
Terá primeiro que fazer uma coisa difícil
Corrigir a ti mesmo
Tu és o único mestre.
Quem mais?
Subjugue a ti mesmo
E descobre o teu mestre

- O Buda (do Dhammapada)

Não Seja Vítima



Em vez de maldizer a escuridão, por que não tenta acender uma vela? Em vez de sentir raiva dos outros, de desperdiçar sua energia, sua força e inteligência criticando e julgando, tente mudar sua maneira de percebê-los. Se os outros são maus, ajude-os, você que tem mais sorte. Dê, se não deseja tomar nada deles. Você não pode agir sobre o outro, então comece por você. Desenvolva em você o inverso do que não gosta neles.

- Tulku Urgyen Riponché