Domingo, 17 de novembro de 2019

Momento Presente, Passado e Futuro



Em retiros sempre havia oportunidade dos praticantes fazerem perguntas para Thich Nhat Hanh. Nessa semana sugerimos a leitura de um texto (clique aqui) com uma ótima pergunta: Como viver no momento presente sem esquecer do passado e planejar o futuro? São coisas contraditórias?

Thay responde que temos que reexaminar o passado e aprender com ele. Mas isso não significa que somos aprisionados pelo passado. Além disso, o futuro é feito de uma única substância, e esta é o presente. Se você sabe como tomar conta do presente com todo seu coração, estará fazendo tudo que pode pelo futuro.

Leia a resposta completa e pratique. Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Sobre a ganância



A coisa interessante sobre a ganância é que, embora o motivo subjacente seja a busca da satisfação, mesmo depois de obter o que deseja, você ainda não está satisfeito. É esse desejo irritante e incessante por mais coisas que leva a problemas. Por outro lado, se você está realmente contente, não importa se você conseguir o que quer ou não. De qualquer maneira, você permanece feliz.

- Dalai Lama

O que fazer pelo mundo?



Uma das melhores coisas que você pode oferecer para as pessoas ao seu redor é a sua maneira de ser. Você não precisa ter dinheiro no seu bolso [..] para fazer algo pelo mundo. Se você puder praticar habitar pacificamente no momento presente durante o dia, sendo plenamente consciente no que estiver fazendo, a paz vai irradiar de você e isso inspirará todos ao seu redor.

- Chan Khong (monja da tradição de Plum Village e principal ajudante de Thich Nhat Hanh por 40 anos)