Domingo, 3 de novembro de 2019

Limpando a esponja



Nessa semana sugerimos a leitura de um diálogo entre dois monges sêniores de Plum Village. O Irmão Phap An e a Irmã Dang Nghiem fizeram uma encenação para explicar a prática do Começar de Novo.

Começar de Novo é uma prática de reconciliação. Começar de Novo é olhar profundamente e honestamente para nós mesmos, nossas ações passadas, fala e pensamentos para criar um começo com frescor dentro de nós mesmos e na nossa relação com os outros. A chave da prática do Começar de Novo é retornar e tocar o amor profundo dentro de você.

Leia o texto e pratique. Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Podemos ainda sorrir



Muitas coisas podem ser tiradas de nós, mas ninguém pode roubar nossa determinação ou nossa liberdade. Ninguém pode roubar nossa prática. Mesmo em casos extremos, é possível manter nossa felicidade, nossa paz e nossa liberdade interior. Enquanto ainda formos capazes de respirar, andar e sorrir, podemos ficar em paz e ser felizes.

- Thich Nhat Hanh

Feliz Continuação!!!



Se você olhar profundamente para a palma da sua mão, vai ver seus pais e todas as gerações de seus antepassados. Todos eles estão vivos neste momento. Cada um está presente em seu corpo. Você é a continuação de cada uma dessas pessoas. Nascer significa que algo que não existia passa a existir. Mas o dia em que "nascemos" não é o nosso começo. É um dia de continuação. Mas isso não deve nos tornar menos felizes quando celebramos o nosso "Feliz Dia de Continuação." Assim como nunca nascemos, como podemos deixar de existir?

Isto é o que o Sutra do Coração nos revela. Quando temos uma experiência concreta de não-nascimento e não-morte, nos conhecemos além da dualidade. A meditação sobre o "não-eu separado" é uma forma de passar pelo portão de nascimento e morte. Sua mão prova que você nunca nasceu e nunca vai morrer. O fio da vida nunca foi interrompido desde o princípio até agora. Gerações anteriores, indo de volta até os seres unicelulares, todos estão presentes em sua mão neste momento. Você pode observar e experimentar isso. Sua mão está sempre disponível como um tema para a meditação.

- Thich Nhat Hanh