Domingo, 5 de abril de 2020

Práticas para nutrir a felicidade



Nós não temos que esperar o fim de todo o sofrimento para que possamos ser felizes. Felicidade está disponível aqui e agora. Mas temos que mudar nossa ideia de felicidade. Ela pode ser o maior obstáculo para atingirmos a verdadeira felicidade.

Essa semana sugerimos a leitura (clique aqui) de um texto onde Thich Nhat Hanh nos ensina que podemos condicionar nossos corpos e mentes para a felicidade através de algumas práticas. No texto ele ensina algumas delas.


Leia o texto (clique aqui) e participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.



Compartilhando felicidade



Eu percebia que tudo que eu desejasse de bom viria até a mim, toda e qualquer coisa boa do universo, mas que nada disso seria útil e inteiro se eu não o desse para outro ser humano, que essa vida não faz sentido se não compartilhamos nossa alegria com o outro.

- Danilo Perrotti (ciclista que deu a volta ao mundo pedalando)



Milagre da Plena Atenção



O mestre zen Thich Nhat Hanh chamou a atenção plena de um milagre. Parece que sim. Quando aprendemos a usar essa ferramenta simples e descobrimos por nós mesmos o que ela pode fazer, parece milagroso. Pode transformar o tédio em curiosidade, inquietação angustiada em calma e negatividade em gratidão. Usando a atenção plena, descobriremos que qualquer coisa - qualquer coisa - para a qual atraímos toda a nossa atenção começará a se abrir e revelar mundos que nunca suspeitávamos existir. Em toda a minha experiência como médico e professora de zen, nunca encontrei nada igual.

- Jan Chozen Bays