Domingo, 19 de abril de 2020

A Compreensão Correta (parte 1)



Nessa semana sugerimos que seja estudada a prática da Compreensão Correta ou Visão Correta, uma prática do Nobre Caminho Óctuplo, o caminho apontado pelo Buda como sendo a forma de nos libertarmos das aflições.

Na primeira parte desse texto (clique aqui), Thich Nhat Hanh ensina a Compreensão Correta como a capacidade de saber diferenciar as raízes sadias das não-sadias que existem nas profundezas de nossa consciência. A origem de nossa percepção, ou nossa forma de ver, está no conteúdo de nossa consciência.

Entrar em contato com a realidade de forma profunda, ou saber o que ocorre dentro ou fora de nós, é a maneira para nos libertarmos do sofrimento causado pelas percepções errôneas.

A Compreensão Correta não é uma ideologia, um sistema ou um caminho. É a compreensão da realidade da vida, uma compreensão viva que nos enche de paz, amor e entendimento.

Leia e aprenda (clique aqui), e compartilhe seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Todas as religiões são necessárias



..... Surgiram muitas escolas, dos mais variados tipos, elas têm sentido? Tem, porque as pessoas são diferentes. Há pessoas devocionais, há pessoas estudiosas, há pessoas que querem se remeter ao significado das palavras originais, todas essas escolas têm suas virtudes. O Zen também tem suas virtudes ao querer voltar à prática original de Buda - Buda sentou em zazen, então nós vamos sentar em zazen. Se Buda sentou nessa postura, então vamos sentar nessa postura, porque nós vamos imitar Buda. Essa é a essência do Zen. Mas ela serve para todo mundo? Não, não serve para todo mundo. As escolas budistas são necessárias porque as pessoas são diferentes. As outras religiões também são necessárias, porque as pessoas são diferentes. Existem pessoas que precisam trilhar aquele outro caminho, e por isso essa diversidade não é pobreza, é riqueza.....

- Monge Genshô

Cuidado com a raiva



Como todo mundo, eu também tenho raiva em mim. Contudo, eu tento lembrar que a raiva é uma emoção destrutiva. Eu lembro a mim mesmo que os cientistas agora dizem que a raiva é ruim para a nossa saúde, ela devora nosso sistema imunológico. Portanto, a raiva destrói nossa paz mental e nossa saúde física. Nós não deveríamos dar boas vindas ou pensar nela como natural ou como uma amiga.

- Dalai Lama