Domingo, 3 de maio de 2020

O Pensamento Correto



Essa semana sugerimos que você encontre novas formas de praticar o Pensamento Correto (clique aqui) que é a uma prática do Nobre Caminho Óctuplo. O Caminho Óctuplo é o caminho que o Buda nos ensinou para superarmos o sofrimento.

O Pensamento Correto reflete a forma como as coisas são. O pensamento errôneo nos faz enxergar as coisas "de cabeça para baixo". Mas praticar o Pensamento Correto não é nada fácil. O que costuma ocorrer é que nossa mente está pensando uma coisa enquanto o corpo está fazendo outra. Enquanto mente e corpo não funcionarem unificadamente, vamos continuar nos perdendo de nós mesmos e não poderemos dizer que estamos realmente aqui, presentes.

A maior parte de nosso pensar é totalmente desnecessária, porque ele é composto de pensamentos limitados e dotados de pouca compreensão. Às vezes parece que há um gravador dentro de nossa cabeça - ligado dia e noite - e não conseguimos desligá-lo. Ficamos preocupados, tensos e temos pesadelos.

Para aprender como praticar o pensamento correto, leia o texto (clique aqui). Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Benefícios da meditação



Quem medita tem as defesas do organismo ampliadas e consegue lidar melhor com o estresse, concluiu um estudo realizado na Universidade da Califórnia, EUA. Isso acontece porque durante a prática da meditação a enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico) tem sua ação intensificada. Entretanto, o responsável pelo estudo, Clifford Saron, alerta que a meditação sozinha não resolve.

A prática é apenas um dos mecanismos usados pelo corpo para aumentar o bem-estar do indivíduo. E é esse estado que age diretamente sobre a atividade da telomerase nas células do sistema imunológico, que são as reais responsáveis por promover a longevidade nas células. Para chegar a essa conclusão, foram analisados 60 pessoas durante três meses. Trinta delas praticaram a meditação e as outras trinta, não. As taxas da telomerase se mostraram cerca de 30% mais elevadas naquelas que meditavam. Foram esses pacientes que apresentaram, ainda, um aumento na capacidade psíquica, como melhora na percepção de controle e atenção, além de diminuição da neurose ou de emoções negativas.

- Revista Viva Saúde (UOL)

Professor Sino



Um novo estudante aproximou-se do mestre Zen e perguntou-lhe como poderia absorver seus ensinamentos de forma correta.
"Pense em mim como um sino," o mestre explicou. "Me dê um suave toque, e eu irei lhe dar um pequeno tinido. Toque-me com força e você receberá um alto e profundo badalo."
_____________________
Comentário:
Pensas que a sabedoria é teu direito, e cabe ao professor dizer-te tudo? Na verdade, se tu não sabes qual é a pergunta correta, como poderá o mestre responder-te?
Se não tens condições de entender a resposta, como poderão as palavras do mestre fazer aos teus ouvidos (tua mente) qualquer sentido?
Aquele que sabe, espera teu toque. Cabe a ti aprender como tocar a sabedoria daquele que possui tanto a oferecer.
Cabe a ti esforçar-se ao máximo para obter a dádiva do ensinamento. Discernir a lição. Compreender o verdadeiro sentido.
Se desejas saber tolices, fórmulas místicas, jogos intelectuais, o tom do professor será supérfluo.
Se te esforças para dar ao mestre condições de realmente ensinar, então a força de sua voz será como o trovão.
O mestre espera. Vamos! Toque o sino! Qual será a natureza de tuas intenções?

- Monge Komyo