Domingo, 30 de agosto de 2020

O Terceiro Treinamento de Atenção Plena: Liberdade de Pensamento



Essa semana sugerimos que você estude o Terceiro Treinamento da Ordem Interser (clique aqui). Ele trata da liberdade de pensamento.

No texto (clique aqui), Thich Nhat Hanh ensina que respeitar os pontos de vista de outras pessoas é uma característica distintiva do Budismo. Porque uma atitude de abertura e de desapego aos pontos de vista cria o respeito necessário pela liberdade dos outros. Para sermos capazes de respeitar a liberdade dos outros, precisamos nos libertar de apego e fanatismo e ajudar os outros a fazerem o mesmo.

Sugerimos que leia (clique aqui) e depois escreva em nosso blog. Basta clicar aqui.

Trecho de entrevista de Thich Nhat Hanh



Disponível um vídeo (com legenda) de uma entrevista de Thich Nhat Hanh a Oprah Winfrey feita há alguns anos. Nesse trecho Thay fala sobre os 4 mantras da tradição de Plum Village. Aproveite. Basta clicar aqui.

Compreensão



Quando você planta uma alface, se ela não crescer bem, você não culpa a alface. Você procura pelas causas porque ela não cresce bem. Pode precisar de fertilizante, ou mais água, ou menos sol. Você não culpa a alface. No entanto, se tivermos problemas com os nossos amigos ou familiares, culpamos o outro. Mas se soubermos cuidar deles, eles vão crescer bem. Culpar não tem nenhum efeito positivo, nem tentar persuadi-los usando a razão e o argumento. Esta é a minha experiência. Sem culpa, sem raciocínio, sem argumentos, apenas compreensão. Se você compreender, você mostra que compreende, e assim, você pode amar e a situação mudará.

- Thich Nhat Hanh