Domingo, 2 de agosto de 2020

O Segundo Treinamento da Consciência: Desapego às Visões



Nessa semana sugerimos que você estude (clique aqui) o Segundo Treinamento da Consciência da Ordem do Interser - Desapego às Visões: "Cientes do sofrimento criado pelo apego a visões e percepções erradas, estamos determinados a evitar ter mente estreita e limitados às nossas atuais visões. Temos o compromisso de aprender e praticar o desapego das opiniões e estar aberto às experiências e insights dos outros, a fim de nos beneficiarmos da sabedoria coletiva. Estamos conscientes de que o conhecimento que possuímos atualmente não é uma verdade absoluta e imutável. O insight é revelado através da prática de escutar com compaixão, olhar profundamente e abrir mão de noções, e não através da acumulação de conhecimento intelectual. A verdade é encontrada na vida e observaremos a vida dentro e ao redor de nós a cada momento, prontos para aprender ao longo de nossas vidas."

Nesse texto (clique aqui), Thich Nhat Hanh ensina que temos que aprender a liberar o conhecimento que possuímos atualmente. Se alguém subir uma escada até chegar ao quarto degrau e achar que chegou ao topo, não irá mais longe. Esse é o fim de sua investigação. Precisamos saber que existe um quinto degrau para poder alcançá-lo e, para isso, precisamos deixar o quarto de lado. Não devemos ficar presos no que pensamos que sabemos. Temos que estar prontos para liberar o que sabemos para chegar a outro nível de conhecimento e compreensão. Na tradição budista, isso é a coisa mais importante - aprender a liberar o que sabemos.

Divida sua experiência sobre esse texto (clique aqui) com todos os praticantes em nosso blog. Basta clicar aqui.


Comparação



Normalmente quando ouvimos ou lemos algo novo, nós apenas comparamos isso com as nossas próprias ideias. Se forem as mesmas, aceitamos e dizemos que está correto. Se não estiver, dizemos que está incorreto. Em ambos os casos, não aprendemos nada

-- Thich Nhat Hanh


Meditação andando



Na meditação andando temos que lidar com nosso hábito de correr, correr para o futuro procurando algo que achamos que nos falta para sermos felizes aqui e agora. Não devemos dar o segundo passo se não chegarmos 100% no primeiro passo. Se chegarmos apenas 50%, esperamos até que cheguemos 100% e aí damos o passo seguinte. "Eu cheguei". Cada passo consciente deixa um selo no chão - "cheguei".

-- Thich Nhat Hanh