Domingo, 9 de agosto de 2020

As Três Joias



Sugerimos essa semana que você estude o texto (clique aqui) sobre as Três Jóias: O Buda, o Dharma e a Sangha.

Thich Nhat Hanh nos ensina que a raiz da palavra Buda significa despertar, tomar conhecimento, compreender. E aquele que desperta e compreende é chamado de Buda. Simplesmente isso! O Dharma, isto é, o que Buda ensinou, é o caminho da compreensão e amor: como entender, como amar, como transformar esses conhecimentos numa realidade. Sangha é a comunidade que vive consciente e em harmonia.

Leia (clique aqui) e aprenda esses conceitos básicos do budismo. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.


Felicidade



As nossas noções sobre a felicidade nos atrapalham. Nós esquecemos que elas são apenas ideias. Nossa ideia de felicidade pode impedir que sejamos realmente felizes. Nós não conseguimos ver a oportunidade de alegria que está bem diante de nós, quando somos apanhados na crença de que a felicidade deve assumir uma forma particular.

-- Thich Nhat Hanh


Cego, Surdo e Mudo



Cego: É aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

Surdo: É aquele que não tem tempo para ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no final do mês.

Mudo: é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

-- Mário Quintana