Domingo, 13 de setembro de 2020

Os Cinco Poderes Espirituais (parte 2)



Esta semana te convidamos a estudar mais dois dos cinco poderes espirituais. No texto (clique aqui) Thay explica o terceiro poder que é o poder de plena consciência e o quarto poder que é o poder da concentração.

Plena consciência é a energia de estar atento ao que está acontecendo no momento presente. Quando nós temos a energia de plena consciência em nós, estamos completamente presentes, estamos completamente vivos, e viveremos todo momento de nossa vida diária profundamente. Concentração pode nos ajudar a olhar profundamente a natureza da realidade e pode provocar o tipo de insight que pode nos liberar do sofrimento.

Um texto importante de budismo. Após a leitura do texto completo (clique aqui) participe comentando em nosso blog como você pode desenvolver esses poderes em você. Basta clicar aqui.



Milagres



Ao nosso redor, a vida explode em milagres - um copo de água, um raio de sol, uma folha, uma lagarta, uma flor, os risos, as gotas de chuva. Se você vive em consciência, é fácil ver milagres em todos os lugares. Cada ser humano é uma multiplicidade de milagres. Olhos que veem milhares de cores, que veem formas e mais formas; Ouvidos que conseguem ouvir uma abelha voando ou o ribombar de um trovão; um cérebro que reflete um pedaço de poeira tão facilmente quanto todo o cosmos; Um coração que bate em ritmo com os batimentos cardíacos de todos os seres.

Quando estamos cansados e nos sentimos desencorajados pelas lutas diárias da vida, podemos não notar esses milagres, mas eles estão sempre lá.

- Thich Nhat Hanh

Invocação a Avalokiteshvara



Invocamos seu nome, Avalokiteshvara.
Queremos aprender sua forma de ouvir para ajudar a aliviar o sofrimento do mundo. Você sabe ouvir para entender. Invocamos o seu nome para praticar a escuta com toda a nossa atenção e sinceridade. Vamos sentar e ouvir sem qualquer preconceito. Vamos sentar e ouvir sem julgar ou reagir. Vamos sentar e ouvir para entender. Vamos sentar e ouvir com tanta atenção que seremos capazes de ouvir o que a outra pessoa está dizendo e também o que não foi dito. Sabemos que só por ouvir profundamente já aliviamos uma grande dor e sofrimento na outra pessoa.