Domingo, 27 de setembro de 2020

Invocação ao nome dos Bodhisatvas



Esta semana te convidamos a estudar o sutra (clique aqui) da invocação do nome dos grandes Bodhisatvas. Quando lemos um sutra, podemos nos perguntar: "O que este sutra tem a ver com minha vida diária?" ou "Como posso aplicar este sutra a uma dificuldade que estou enfrentando agora?"

Quando recitamos os nomes dos Bodhisatvas de maneira profunda e relaxada, cada palavra pode tocar nosso coração. No início, ainda nos sentimos separados desses bodhisattvas. Mas, praticando constantemente, percebemos que somos Avalokiteshvara, Manjushri, Samantabhadra, Kshitigarbha e Sadaparibhuta. As invocações aos bodisatvas não são pedidos, mas compromissos para nós nos mudarmos e tentarmos ser iguais a esses modelos. Que ações podemos realizar para ajudar a trazer a cura dentro de nós e ao nosso redor? Sempre a transformação acontece em nós e não seria sábio ficar passivos esperando que as coisas caiam do céu. A transdormação do mundo começa em cada um de nós.

Depois de ler o sutra fechem os olhos e ouçam esse belo cântico de invocação aos bodisatvas performando pelas monjas e monges de Plum Village. (clique aqui)

Após a leitura do texto completo (clique aqui) participe comentando em nosso blog como você pode sentiu após ler o sutra. Basta clicar aqui.



Você precisa de uma prática



Para ser um bom professor ou pai, você tem que se conhecer e cuidar bem de si mesmo. Você precisa de uma prática que o ajude a lidar de forma inteligente e compassiva com suas emoções, com seu sofrimento, para que possa lidar com o sofrimento de seus filhos, alunos e colegas com compaixão.

- Thich Nhat Hanh

Consciente de uma ação por dia



Além de praticar a respiração consciente todos os dias, você pode optar por estar totalmente consciente de uma ação todos os dias. Cada vez que subo as escadas, aproveito cada passo. Inspirando, dou um passo e sorrio. Expirando, eu desfruto. Eu fiz um tratado com as escadas em meu eremitério de que se eu perder um passo, se eu der um passo sem atenção, então eu volto e tento de novo! Se quiser, você também pode assinar um tratado de paz com suas escadas, com uma parte do trajeto de sua casa até o ponto de ônibus, ou do trabalho até o carro.

- Thich Nhat Hanh