Domingo, 25 de outubro de 2020

As Seis Perfeições (parte 1)



Nessa semana sugerimos que você inicie o estudo das seis perfeições ou paramitas (para ler o texto clique aqui). Paramita é uma palavra que pode ser traduzida como "perfeição" ou "realização perfeita".

As perfeições devem ser praticadas em nossa vida diária. Estamos atualmente na margem do sofrimento, da raiva e da depressão, e queremos atravessar para a margem do bem-estar. Para atravessar, é preciso fazer alguma coisa, e é a isso que chamamos de perfeição. Devemos praticar as "perfeições" todos os dias.

Nesse texto inicial vamos estudar a dana paramita (Doação, generosidade, oferta) e shila paramita (os preceitos ou treinamentos da atenção plena). O Buda disse: "Não fique esperando que a outra margem venha até você. Se quiser atravessar para chegar à margem da segurança, do bem-estar, da coragem e da ausência de raiva, terá que nadar ou remar. Você precisa fazer um esforço."

Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

De volta ao começo



E o final de nossa exploração
Será chegar onde começamos
Conhecendo o lugar pela primeira vez

- T.S.Eliot, "Little Gidding"

Somos soberanos?



Os pensamentos e as vozes sussurantes continuam e continuam dentro de nós, comentando, observando e julgando. Nossos pensamentos e as vozes sussurantes estão correndo em nossa consciência armazenadora. Com plena atenção, tentamos nos tornar conscientes do que está se passando por lá. Há sempre pensamento. Estamos plenamente conscientes de nosso pensamento ou somos capturados por eles? Estamos vivendo nossas vidas, ou apenas existindo no piloto automático? Se pudermos ser plenamente conscientes de nossos pensamentos, palavras e ações então somos soberanos de nossas vidas. Podemos usar a prática de plena consciência para controlar nossas ações, nossos movimentos, nossos corpos e as coisas que vem e vão.

- Thich Phouc Tinh (monge sênior de Deer Park Monastery e aluno do Thay)