Domingo, 8 de novembro de 2020

As Seis Perfeições (parte 4)



Nessa semana vamos ler as duas últimas das seis perfeições ou paramitas (para ler o texto clique aqui). Paramita é uma palavra que pode ser traduzida como "perfeição" ou "realização perfeita".

Nesse texto vamos estudar a quinta perfeição, a meditação e a sexta, a sabedoria.

Se você observar bem a pessoa amada, conseguirá entender seu sofrimento, suas dificuldades, e também suas aspirações mais profundas. E esta compreensão tornará possível o verdadeiro amor. Se pudermos oferecer compreensão a alguém, este é o verdadeiro amor. A pessoa que recebe nossa compreensão desabrocha como uma flor, e ao mesmo tempo nós também somos recompensados. A compreensão é o fruto da prática. Olhar em profundidade significa estar lá, estar atento, estar concentrado. Ao olharmos em profundidade para um objeto, fazemos com que a compreensão floresça.

Para saber mais sobre essas duas práticas leia o texto clicando aqui. Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Feliz Continuação!!!



Se você olhar profundamente para a palma da sua mão, vai ver seus pais e todas as gerações de seus antepassados. Todos eles estão vivos neste momento. Cada um está presente em seu corpo. Você é a continuação de cada uma dessas pessoas. Nascer significa que algo que não existia passa a existir. Mas o dia em que "nascemos" não é o nosso começo. É um dia de continuação. Mas isso não deve nos tornar menos felizes quando celebramos o nosso "Feliz Dia de Continuação." Assim como nunca nascemos, como podemos deixar de existir?

- Thich Nhat Hanh

Benefícios da meditação



Alcançar uma perspectiva mais ampla é como abrir uma janela num quarto abafado - toda a atmosfera se renova e a brisa fresca traz alternativas para nossas maneiras habituais de reagir. Por meio da prática da auto observação na meditação e na vida diária, mesmo as nossas questões mais profundas podem ser respondidas. Podemos descobrir o que somos e o que estamos fazendo nesta terra. Por fim, poderemos entrar em contato com um corpo de conhecimento tão vasto que toca todas as coisas.

- Tartang Tulku