Domingo, 21 de fevereiro de 2021

A pessoa sem nada para fazer



Muitos de nós passamos a vida inteira aprendendo, questionando e procurando. Mas mesmo no caminho da iluminação, se tudo o que fizermos for estudar, estaremos perdendo nosso tempo e o do nosso professor. Isso não significa que não devemos estudar; estudar e praticar ajudam um ao outro. Mas o que é importante não é o objetivo que buscamos, mesmo que esse objetivo seja a iluminação, mas viver cada momento de nossas vidas diárias verdadeira e plenamente.

No texto (clique aqui) que sugerimos essa semana Thich Nhat Hanh comenta um dos ensinamentos do mestre Linji sobre a pessoa sem nada para fazer nem aonde ir. Thay ensina que essa pessoa é alguém que não corre atrás da iluminação ou se apega a nada, mesmo que essa coisa seja o Buda. Esta pessoa simplesmente parou. Ela não é mais apanhada por nada.

Conheça esse ensinamento (clique aqui) e busque colocá-los na sua vida. Se quiser compartilhe seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Começar de Novo (passo 1)



A prática do Começar de Novo é uma prática de reconciliação. Começar de Novo pode ser praticado entre duas pessoas ou como um grupo. Enquanto uma pessoa fala, a outra pessoa pratica a escuta profunda sem interromper, permitindo que a primeira pessoa fale do fundo do seu coração.

No Começar de Novo temos três passos: Dividir apreciação (regar as flores), expressar lamento e expressar os ferimentos e dificuldades.

No primeiro passo, dividir a apreciação ou regar as flores, praticamos o reconhecimento e expressamos os atributos positivos da outra pessoa. Quando expressamos nossa apreciação pelas qualidades positivas da outra pessoa damos a ela a oportunidade de reconhecer as qualidades positivas em si mesma. Ao mesmo tempo, regamos estas mesmas qualidades na nossa própria consciência. Por exemplo, talvez nosso filho seja muito educado e trabalhe duro. Ele estuda bem e sempre nos ajuda. Mas de vez em quando ele faz um erro e corrigimos de forma forte. Como ainda na falamos a ele quanto o apreciamos quando o corrigimos, ele ouve nossa crítica e reclama. Nessa situação nossa relação será difícil. Para melhorar a situação, praticamos dividir nossa apreciação. Se nosso filho está indo bem na escola, o cumprimentamos. Nós praticamos da mesma forma com nosso companheiro, marido, esposa, amigos e outra pessoas na nossa vida. Podemos dividir nossa apreciação entre nós a qualquer tempo.

Começar de Novo (passos 2 e 3)



O segundo passo do Começar de Novo é expressar lamento. Aproveitamos essa oportunidade para dividir com a outra pessoa nosso pesar pelas coisas que fizemos ou dissemos que possam ter causado à outra pessoa dor. Isso requer humildade e a vontade de deixar ir nossa própria dor e orgulho.

No terceiro passo do Começar de Novo expressamos nossa própria dor com plena consciência, fala amorosa sem culpar ou criticar. Falamos de tal modo que a outra pessoa possa ouvir e receber as palavras. Se culpamos ou condenamos a outra pessoa, seu coração se fechará e não será capaz de nos ouvir. Pedimos à outra pessoa nos ajudar a entender porque ele falou do jeito que falou, agiu do jeito que agiu e nos causou tanta dor. Talvez depois ele possa compartilhar conosco de forma que possamos entender mais profundamente. Se uma emoção forte surge em nós enquanto estivermos expressando nosso sofrimento, deveríamos simplesmente parar e voltar à nossa respiração até que a emoção diminua. A outra pessoa pode nos ajudar seguindo sua respiração até que estejamos prontos para continuar.

Fazendo essa prática preveniremos que pequenos desentendimentos se acumulem. Ao invés, tomaremos conta deles assim que surgirem. Ao mesmo tempo, cultivaremos nossa consciência e apreciação pelas qualidades positivas que nossos amados trazem para nossa vida. Com entendimento, todas as coisas se tornam possíveis.

- Retirado das instruções do retiro Awakening Togheter - Deer Park 2007