Domingo, 7 de março de 2021

Liberar as visões



Aprendendo com outras visões, você transcende sua visão única. Liberar sua própria visão lhe dará uma visão profunda. Você verá a totalidade de todas as visualizações. Mas, para permitir que isso aconteça, você deve ser capaz de realmente abrir mão de sua visão particular.

No texto (clique aqui) que sugerimos essa semana a escritora Mary Paterson relata um pouco do que aprendeu sobre o apego às visões após seus 40 dias de retiro em Plum Village. Mary relata que Thay ensinou nesse retiro que para aprofundar a nossa visão, devemos ser capazes de liberá-la. Isso inclui até mesmo a nossa compreensão do budismo. .

Leia esse relato (clique aqui) e busque colocá-lo na sua vida. Se quiser compartilhe seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Onda



Visualize-se como uma onda na superfície do oceano. Assista enquanto você está sendo criado - você cresce na superfície, permanece um pouco e então retorna ao oceano. Você sabe que em algum ponto você irá terminar, mas se você sabe como tocar a base de seu ser - água - todos os seus medos irão desaparecer. Verá que como onda, divide a vida da água com todas as outras ondas. Esta é a natureza do interser. Quando você vive apenas a vida de uma onda e não é capaz de viver a vida da água, sofre muito.

-- Thich Nhat Hanh

Fala correta



O problema não é falar ou não falar o que está em seu coração, o problema é como dizer isto de forma que o sofrer não estará presente. Eis por que esta é uma forma de arte, e de nossa prática também. Sua boa vontade não é suficiente para a prática -- vocês têm que ser hábeis em sua prática. Caminhando, comendo, respirando, falando, trabalhando, vocês deveriam aprender a arte de viver atentos, porque se vocês forem bons artistas, poderão criar muita felicidade e alegria ao seu redor e dentro de si; mas se vocês possuem apenas sua boa vontade, se apenas contam com sua boa vontade, esta não será suficiente porque com boa vontade podemos causar muito sofrimento. Como um pai, como uma mãe, como uma filha, como um filho, podemos estar cheios de boa vontade, podemos estar motivados pelo desejo de fazer a outra pessoa feliz, mas em razão de nossa falta de jeito os fazemos infelizes.

-- Thich Nhat Hanh