Domingo, 6 de junho de 2021

A arte de deixar ir



Thay ensina que deixar ir nos dá liberdade e a liberdade é a única condição para a felicidade. Deixar ir é um ato libertador, você dá algo. Não é realmente que você perde algo, mas está criando algo. Você está oferecendo algo e está se expressando, está se libertando.

No texto sugerido (clique aqui) o monge Thay Ngo Không mostra que os acumuladores de coisas compulsivos, os que se prendem a relacionamentos que causam sofrimentos, aqueles que se prendem a seus sentimentos (medo, raiva...) e aqueles que se apegam à sua visão de mundo, suas ideias, todos eles pela incapacidade de deixar ir, não podem ser livres e por isso não podem ser verdadeiramente felizes.

Excelente texto (clique aqui) para reflexão e prática. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Depende de nós



Existe alguém que embora não tenha comido arroz por muito tempo, mesmo assim, não sente fome. Existe outro que, apesar de comer arroz todo dia, não se sente satisfeito.

- Mestre Hui-Hai (mestre Zen da antiga China)

Perda de poder



Na verdade o homem de sensibilidade (sob influência de um forte desejo) está perdendo poderes. Tudo o que ele escuta é o que ele gostaria de escutar. Em vez de ampliar, está perdendo seus poderes, por não exercer qualquer arbítrio sobre seus desejos internos.

- Nilton Bonder