Domingo, 25 de julho de 2021

Consciência do Corpo



Nessa semana sugerimos o texto de Phap Hai (clique aqui) sobre uma das formas de estabelecimento da atenção plena: a atenção plena do corpo no corpo.

Phap Hai ensina que não é a atenção plena do corpo a cinco centímetros de distância; é a atenção plena do corpo de dentro do corpo, do próprio âmago de nossa experiência. Para muitos de nós, estamos separados um pouco de nossa fisicalidade, e a prática da atenção plena do corpo de dentro do corpo é uma prática incrivelmente curativa. Nossa prática nos leva de cima de nossas orelhas para o âmago de nossa experiência corporificada. À medida que nossa atenção plena se desenvolve, ela se aprofunda em concentração, o que no budismo significa ser um com o objeto de nossa atenção, o observador e o observado tornando-se um.

Depois de ler o texto (clique aqui) te convidamos a dividir seu insight ou suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.


Importância da Sangha



A criação de Sanghas é crucial. Se você está sem uma Sangha você perde sua prática logo. Na nossa tradição dizemos que sem uma Sangha você é como um tigre que deixou a montanha e se foi.

- Thich Nhat Hanh



Dificuldades da prática



Há membros da Sangha cuja presença você pode apreciar profundamente, e alguns com quem você tem que ser muito paciente. Por favor, não creia que todos os monges ou leigos em Plum Village sejam igualmente fáceis para mim. Não é assim. É muito fácil ajudar ou estar com alguns monges, mas há outros muito difíceis. Enquanto professor, você pode ter que passar mais tempo e despender mais energia com aqueles que são mais difíceis. Talvez fique tentado a rejeitar esses praticantes, mas isto significa render-se. Você não consegue se desenvolver como um bom praticante ou um bom professor do Dharma se quiser apenas o que é fácil.

Na Sangha precisa haver pessoas difíceis. Essas pessoas são uma coisa boa para você: vão testar a sua capacidade de construir Sangha e de praticar. Um dia, quando essa pessoa disser algo desagradável, você conseguirá sorrir, sem se deixar afetar negativamente por isso. A sua compaixão terá nascido e você será capaz de incluí-lo ou incluí-la em sua compaixão e em sua compreensão. Daí você saberá que a sua prática cresceu.

- Thich Nhat Hanh