Domingo, 20 de junho de 2021

Tomando conta da raiva



Cuidar da energia da raiva quando ela surge é uma prática em si. Podemos ter ficado com raiva no passado. Precisamos reconhecê-la e cuidar dela desde o momento em que surge. No início, podemos não a reconhecer. Como podemos reconhecer a raiva antes que ela surja?

O texto dessa semana (clique aqui) publicado na revista Mindfulness Bell (assine aqui) a monja Chan Dieu Nghiem ensina que primeiro temos que saber que temos uma semente de raiva.que pode não se manifestar com muita frequência ou apenas de maneira muito suave. Mas temos essa semente e, quando as causas e condições forem suficientes, ela surgirá. Temos essas sementes em nossa consciência armazenadora e uma de nossas práticas é evitar regar a semente da raiva em nós.

Um texto muito interessante (clique aqui). Depois compartilhe conosco seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Objeto da meditação



O objeto da meditação deve ser algo com raízes em você mesmo; não pode ser apenas um tema para especulação filosófica. Deve ser como certo tipo de comida precisa ser cozida por longo tempo ao fogo. Coloca-se o ingrediente na panela, que é coberta com uma tampa, e acende-se o fogo. A panela somos nós mesmos, e o calor usado para cozinhar é o poder de concentração. O combustível vem da contínua prática de alertar a mente. Sem o necessário calor, a comida nunca ficará cozida. Mas, uma vez cozida, ela revela sua natureza e nos ajuda a chegar à libertação.

- Thich Nhat Hanh

Outras formas



Quando alguém que é próximo a você acaba de morrer, você não o vê mais com a mesma aparência e chora. Mas se percebe além dos sinais, você pode ver a continuação de seu ente querido em outras formas. É como a chuva, que é uma nova forma da nuvem. Se você chora porque sua nuvem amada não está mais lá, você é pego em um sinal, uma marca ou uma aparência.

Sua tristeza, sua angústia ou seu desespero nascem desse tipo de percepção. Você acha que seu amado não está mais lá, mas ele ou ela ainda está presente em outras formas, como a nuvem está ainda está presente na forma de chuva. A chuva está chamando você: "Querida! Querido! Estou aqui. Nessa direção. Você não me vê? " Se você tem olhos sem sinais, você pode reconhecer sua amada nuvem em sua nova forma - a chuva. E você pode entrar em contato, aqui mesmo, agora mesmo. Isso é chamado de meditação sobre a ausência de sinais, usando os olhos da sabedoria.

- Thich Nhat Hanh