Domingo, 27 de junho de 2021

A atenção plena na respiração



"A atenção plena na respiração é o grande veículo usado pelos Budas para salvar os seres que estão à deriva e afundando no oceano do sofrimento."

Você já passou por uma crise sem saber o que fazer? Em nossa época, a atenção plena na respiração está se tornando cada vez mais universal. Não é apenas uma prática budista. Pode ser ensinado a qualquer pessoa e praticado por qualquer pessoa de qualquer caminho espiritual ou nenhum caminho espiritual com um nome.

No texto dessa semana (clique aqui) a monja Annabel Laith ensina que quando seu coração está batendo muito rápido, sua mente confusa e você pode estar com muito medo do que vai acontecer, só há uma coisa que você pode fazer. Respirar e concentrar toda a sua atenção na respiração. A princípio, sua respiração é irregular, curta e não muito agradável, mas depois ela se torna mais profunda e tranquila e, ao mesmo tempo, sua mente fica mais tranquila. Quando a respiração consciente continua assim por cerca de vinte minutos, ela o levará para a costa e você não precisa se afogar no oceano de medo, confusão ou desespero.

Desfrute desse texto (clique aqui). Depois compartilhe conosco seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Meditação Caminhando



Quando praticamos a meditação andando, chegamos a todo momento. Nosso verdadeiro lar é o momento atual. Quando entramos profundamente no momento atual, nossas queixas e preocupações desaparecem, e descobrimos a vida com todas as suas maravilhas. Inspirando, dizemos a nós mesmos: "Eu cheguei". Expirando, dizemos: "O meu lar". Fazendo isso, superamos a dispersão e habitamos pacificamente no momento atual que é o momento absoluto de conscientização para nós.

- Thich Nhat Hanh

Benefícios da Meditação



Alcançar uma perspectiva mais ampla é como abrir uma janela num quarto abafado - toda a atmosfera se renova e a brisa fresca traz alternativas para nossas maneiras habituais de reagir. Por meio da prática da auto observação na meditação e na vida diária, mesmo as nossas questões mais profundas podem ser respondidas. Podemos descobrir o que somos e o que estamos fazendo nesta terra. Por fim, poderemos entrar em contato com um corpo de conhecimento tão vasto que toca todas as coisas.

- Tartang Tulku