Domingo, 22 de agosto de 2021

Bodhisattvas



Nessa semana sugerimos o texto de Thich Nhat Hanh (clique aqui) nos ensinando que um bodhisattva é uma pessoa animada com a energia do amor, disposta a fazer algo pelo mundo; para diminuir o sofrimento; para criar mais oportunidades de comunicação, de reconciliação, de compreensão, de amor e de paz. Se você está motivado por esse desejo profundo de servir, você já é um bodhisattva.

Thay ensina que você ensina com a sua vida e não apenas com a sua conversa. Novamente, a ação deve ser baseada no ser. Estar em paz é a base. Fazer a paz deve ser baseado em ser paz. Mahatma Gandhi disse: "Minha vida é minha mensagem". Isso é bom porque minha vida é o ensinamento, .

Depois de ler o texto (clique aqui) te convidamos a deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Egoísmo Sábio



Cada um de nós é responsável por toda a humanidade. Chegou a hora de pensarmos nas outras pessoas como verdadeiros irmãos e irmãs e nos preocuparmos com o seu bem-estar. Mesmo que você não possa sacrificar-se inteiramente, não deverá esquecer-se das dificuldades dos outros. Temos de pensar mais sobre o futuro em benefício de toda a humanidade. Se você tentar dominar os seus sentimentos egoístas e desenvolver mais bondade e compaixão, em última análise, você é quem irá sair beneficiado. É o que chamo de egoísmo sábio. Pessoas egoístas tolas só pensam em si mesmas, e o resultado é negativo. Egoístas sábios pensam nos outros, ajudam da melhor forma e também colhem os benefícios. Essa é minha simples religião. Não há necessidade de templos ou de filosofias complicadas. O nosso próprio cérebro, o nosso coração são nossos templos. A filosofia é a bondade.


- Dalai Lama




Bem x Mal



Se pelo menos tudo fosse tão simples assim! Se as pessoas más ficassem isoladas em algum lugar cometendo atos diabólicos e fosse possível apenas separá-las do resto de nós e destruí-las; mas a linha divisória entre o bem e o mal atravessa o coração de cada ser humano. E quem estaria disposto a destruir parte de seu próprio coração?

-Aleksandr Solzhenitsyn (no livro Arquipélago Gulag)