Domingo, 15 de agosto de 2021

Despertar Coletivo



Nessa semana sugerimos o texto de Thich Nhat Hanh (clique aqui) nos ensinando que o budismo trata do despertar. Para ele, um Buda somente não é mais suficiente. Precisamos de muitos Budas. Cada um de nós deve se tornar um Buda, e é por isso que usamos o termo "despertar coletivo".

Thay ensina que estando no momento presente, reconhecemos que existem muitas maravilhas da vida em nós e ao nosso redor. Se você souber como entrar em contato com essas maravilhas da vida, poderá obter nutrição e cura imediatamente. Paz e felicidade são possíveis imediatamente. Com plena consciência, podemos perceber que já temos condições mais do que suficientes para sermos felizes. Com o despertar, não pensamos que é necessário mais poder para sermos felizes e que precisamos de mais riqueza e sexo. Estamos felizes o suficiente e não precisamos sacrificar nosso tempo correndo atrás desses objetos de desejo..

Depois de ler o texto (clique aqui) te convidamos a deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Deus é uma flor...



Às vezes, aqueles nos discriminam agem em nome de Deus, da verdade. Podemos pertencer ao terceiro mundo, ou podemos pertencer a uma raça em particular, podemos ser pessoas de cor, podemos ser gays ou lésbicas, e nós temos sido discriminados por milhares de anos. Então como nos libertar do sofrimento de sermos vítimas de discriminação e opressão? No cristianismo, é dito que Deus criou tudo, inclusive o homem, e não há uma distinção entre o criador e a criatura. A criatura é algo criado por Deus. Quando eu olho para uma rosa, uma tulipa, ou um crisântemo, eu sei, eu vejo, eu penso, que esta flor é uma criação de Deus. Porque eu tenho praticado como um budista, eu sei que entre o criador e a criatura, deve haver algum tipo de ligação, caso contrário, a criação não seria possível. Assim, o crisântemo pode dizer que Deus é uma flor, e eu concordo, porque deve haver o elemento "flor" em Deus, para que a flor possa se tornar realidade. Assim, a flor tem o direito de dizer que Deus é uma flor.


- Thich Nhat Hanh




....e também...



A pessoa branca tem o direito de dizer que Deus é branco, e o negro também tem o direito de dizer que Deus é negro. Na verdade, se você for para a África, vai ver que a Virgem Maria é negra. Se você não fizer a estátua da Virgem Maria negra, não inspirará as pessoas. Porque para os negros, "black is beautiful", de modo que uma pessoa negra tem o direito de dizer que Deus é preto, e na verdade eu também acredito que Deus seja negro, mas Deus não é só preto, Deus também é branco, Deus é também uma flor. Assim, quando uma lésbica pensa em seu relacionamento com Deus, se ela pratica profundamente, ela pode descobrir que Deus é também uma lésbica. Caso contrário, como você poderia estar lá? Deus é uma lésbica e Deus é gay também. Deus não é menos. Deus é lésbica, mas também gay, negro, branco, crisântemo. É porque você não entende isso, que discrimina.

Quando você discriminar o negro ou o branco, ou a flor, ou a lésbica, você discrimina contra Deus, que é a bondade fundamental em você. Você cria o sofrimento ao seu redor, e você cria o sofrimento dentro de si mesmo, e é a ilusão, a ignorância, que é a base de sua ação, a sua atitude de discriminação.

-Thich Nhat Hanh