Domingo, 29 de agosto de 2021

Exercício de meditação em vídeo



Nessa semana sugerimos um vídeo de Thich Nhat Hanh com legendas em português (clique aqui).

No vídeo Thay nos ensina um exercício de meditação "Inspirando / expirando, profundo / lento, calmo/ tranquilo, sorrio / solto, momento presente / momento maravilhoso." Este exercício é muito agradável de praticar. Você dirige seu carro e pode praticar este pequeno poema para sua respiração. Você se senta em um ônibus ou trem e pratica também:

Thay ensina que se você souber como voltar, estar totalmente presente, tocar as maravilhas da vida naquele momento, aquele momento pode se tornar o momento mais maravilhoso da sua vida. Você sabe que tem a capacidade de fazer isso. Com práticas muito simples como caminhar, respirar, sorrir, tocar com atenção as belezas e as maravilhas da vida, você pode fazer o paraíso.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Aniversário da Sangha Viver Consciente



Nesse mês, a Sangha Viver Consciente completou 15 anos de atividades e hoje é a sangha com mais tempo de atividade no Brasil. Obrigado a todos que voluntariamente mantiveram a sangha aberta todos esses anos. Nem sempre foi fácil mas quando os ensinamentos nos tocam temos a vontade de criar espaços onde vários outros seres possam se beneficiar nem que seja por uma sessão somente. Hoje a sangha conta somente com reuniões virtuais mas pode por outro lado trazer para o grupo pessoas de várias cidades do Brasil e do mundo que praticam juntas todas as terças. Feliz continuação!



Sangha



Não espere por um mestre ou uma Sangha perfeitos. É preciso apenas um grupo de pessoas comuns comprometidas, para que se recebam grandes benefícios. Quando as pessoas do grupo tomam refúgio na Sangha, esta cresce forte e harmoniosa. Quando sorrimos e respiramos conscientemente, a Sangha toda sorri e respira conscientemente junto conosco.

Na Sangha, as pessoas se ajudam mutuamente. Quando caímos, há sempre alguém que nos ajuda a levantar. Quando praticamos meditação andando, estamos servindo a nossa Sangha. As técnicas para construir uma Sangha são: manter um leve sorriso, meditar andando, parar (shamatha) e permanecer no momento presente. Alicerçados nessas bases, podemos ajudar os outros. O mais importante é a Sangha ser feliz, nutrida e estável.

-Thich Nhat Hanh