Domingo, 10 de outubro de 2021

Meditação andando



Nessa semana sugerimos um vídeo de Thich Nhat Hanh com legendas em português (clique aqui).

No vídeo (clique aqui) Thay nos explica uma das práticas que nos ajudam a desenvolver a atenção plena: a meditação andando. Essa prática pode ser feita sempre, e é muito fácil de aprender. Sabemos que o momento presente é crucial, que temos que ir para casa no momento presente a fim de tocar as maravilhas da vida que são revigorantes, curadoras e nutritivas. Mas para isso nós precisamos de algum treinamento.

Nossa mente já tem o hábito de correr para o futuro ou correr para o passado. Temos medo, ansiedade que estão nos empurrando a deixar o momento presente para ir para o futuro e por isso devemos treinar a nós mesmos.

Meditação andando é uma maneira muito maravilhosa, uma maneira agradável de aprender a viver profundamente cada momento da sua vida diária. Porque na meditação andando, cada passo o traz para casa, para o aqui e agora. Você está caminhando, mas já chegou.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Meditação Andando lenta



Há a prática de caminhada lenta que você usa quando está sozinho em casa ou na natureza, e é indicada especialmente quando você é um iniciante. Quando você inspira, dá apenas um passo e pode dizer "Cheguei". Então expirando, você dá mais um passo "Estou em casa",

Assista os dois vídeos curtos abaixo que dão mais explicações sobre essa prática.

Meditação caminhando na natureza - Sister Sinh Nghiem (clique aqui)
A arte da caminhada atenta lenta - Brother Phap Huu (clique aqui)


Caminhe como o Buda



Neste vídeo antigo, Thich Nhat Hanh dá instruções para a prática da meditação caminhando. Devemos caminhar como se fossemos a pessoa mais feliz do mundo e depende dos nossos passos se está é a Terra Pura ou uma terra sansárica. Thay diz que você só pode continuar o trabalho do Buda se andar como o Buda.

Veja o vídeo (clique aqui)