Domingo, 19 de setembro de 2021

A energia do amor



Compartilhamos essa semana um texto da professora de Dharma Anh-Huong (clique aqui) falando sobre a importância da respiração consciente para lidarmos com as emoções fortes.

Segundo ela a prática da respiração consciente é, de fato, o início e a base da prática do amor. A prática de um meio sorriso sempre acompanha a prática da respiração consciente. Sorrimos para reconhecer e nutrir a alegria que está presente, para que nossa alegria continue a crescer. A respiração consciente nos ajuda a regar as sementes da alegria, conectando-nos com os elementos de alegria dentro de nós e ao nosso redor

Depois de ler o texto (clique aqui), se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Compreensão



Quando plantamos alface e ela não cresce bem não pomos a culpa na alface. Investigamos os motivos que a levaram a não se desenvolver. Pode ser que ela precise de mais adubo, mais água ou menos sol. Nunca pomos culpa na alface. No entanto, se temos problemas com nossos amigos ou com nossa família, culpamos os outros. Se soubermos como cuidar das pessoas, elas também se desenvolverão como alface. A culpa não produz nenhum efeito positivo, da mesma forma que as tentativas de persuasão pelo raciocínio e pela discussão. Essa e a minha experiência. Nada de culpa, nada de raciocínio, nada de discussão; apenas a compreensão. Se compreendermos e demonstrarmos que compreendemos, o amor se torna possível e a situação se modifica.

-Thich Nhat Hanh



Princípio Filosófico



O princípio filosófico fundamental do budismo é que o sofrimento é o resultado de uma mente não disciplinada. Essa mente indomada emerge da ignorância e das emoções negativas, e só através do treinamento mental podemos eliminar e dispersar as emoções negativas. Elas não podem ser removidas através de técnicas externas, como se fosse uma operação cirúrgica.

-Dalai Lama




Sem objetivos



Não objetive o sucesso. Quanto mais você apontar para ele e torná-lo um alvo, mais você vai perdê-lo. Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido, deve acontecer, e só é assim como o efeito colateral de sua dedicação pessoal a uma causa maior que si próprio ou como subproduto de sua entrega a uma pessoa que não a si mesmo. A felicidade deve acontecer, e o mesmo vale para o sucesso: você tem que deixá-los acontecer ao não se preocupar com eles. Eu gostaria que você ouvisse o que a sua consciência manda, que você vá realizá-lo com o melhor de seu conhecimento. Então você vai viver para ver que, no longo prazo - no longo prazo, eu digo! - sucesso irá segui-lo precisamente porque você tinha esquecido de pensar nele.cirúrgica.

-Viktor Frankl (sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz)