Domingo, 17 de outubro de 2021

Oito primeiros exercícios de Atenção Plena na Respiração



Nessa semana sugerimos um vídeo de Thich Nhat Hanh com legendas em português (clique aqui) onde Thay nos ensina os oito primeiros exercícis de atenção plena ensinados pelo Buda. É muito prático e todos podem fazer. Não é complicado e você já pode notar o efeito da prática depois de uma ou duas horas.

Thay ensina que a vida está disponível apenas no momento presente e se você voltar ao momento presente, notará que existem muitas condições de felicidade já disponíveis e é por isso que alegria e felicidade podem nascer imediatamente. Criar felicidade é uma arte, a arte da felicidade. Um praticante é aquele que é capaz de criar momentos de felicidade na sua vida. Mas não só isso. Um praticante também é aquele que conhece a arte do sofrimento, como cuidar de seus sentimentos dolorosos. Nessa palestra do Dharma, Thay nos ensina ambas as artes.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Karma



Karma é totalmente mal compreendido. A maioria das pessoas pensa que significa que, se você fizer algo ruim, algo ruim vai acontecer com você, como uma forma de vingança ou punição universal. Não é nada disso. Trata-se de causa, condição e efeito. Aceitar que suas ações e escolhas têm impacto no mundo ao seu redor. É como plantar a semente de uma árvore. Se plantarmos uma semente de manga, obtemos uma mangueira. Não podemos plantar uma semente de maçã e esperar que uma mangueira cresça!. Acreditar no carma é uma oportunidade para você se transformar, se moldar, para realmente trabalhar em quem você quer se tornar e fazer o que você deseja alcançar.

- Khedrupchen Rinpoche.

Feliz continuação Thay



Bodisatvas têm energia inexaurível, sabedoria infinita, compaixão infinita. Thay traduziu para o vietnamita os textos budistas em sino-vietnamita que vietnamitas não acessavam. Em si uma obra gigantesca de toda uma vida. Eles eram contrabandeados para o Vietnam, enquanto o Thay vivia em seu exílio na França, e eram transmitidos na clandestinidade. Tudo enquanto fundou dezenas de mosteiros pelo mundo, ordenou muitos milhares de monges, efetuou transformações elevadas em milhões de leigos. Foi vítima de mais de um atentado à sua vida, que é o Darma vivo e atuante. Tudo com um sorriso e sem qualquer julgamento. Ele atua no espaço de liberdade. O que fez, faz e fará será para sempre até o fim do samsara.

- Tenzin Namdrol (monja brasileira ordenada pelo Dalai Lama e que morou em Plum Village por muito tempo, recebendo ensinamentos diretos do Thay,)