Domingo, 14 de novembro de 2021

Seja feliz agora



Nessa semana sugerimos um vídeo (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh nos fala que muitos de nós não conseguimos ser felizes no momento presente porque temos medo de perder o que já temos. É por isso que não temos capacidade para desfrutar o aqui e agora. Você anseia por algo, tem medo de que algo aconteça.

Thay nos ensina que o problema é como lidar com nosso medo. Se pudermos remover esse medo, a felicidade será possível imediatamente, mesmo que tenhamos que viver com um pouco mais de simplicidade. Somente quando você se libertar desse medo, poderá realmente voltar para o aqui e agora e se divertir, curtir a vida,

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Impermanência



Quando algo der errado, não fique deprimido imediatamente, porque as coisas vão mudar. Se aceitarmos que todas as coisas são impermanentes, isso significa que pode haver mudança, e com a mudança há esperança. Aceitar que as coisas não duram, incluindo o sucesso e a riqueza, permite que você realmente aprecie o que tem à mão.

- Khedrupchen Rinpoche

Canto da manhã em Plum Village



O corpo do Dharma está trazendo a luz da manhã.
Em concentração, nossos corações estão em paz,
Um meio sorriso nasce em nossos lábios.
Este é um novo dia. Juramos passar ele com plena consciência.
O sol da sabedoria já nasceu, brilhando em todas as direções.
Nobre Sangha, diligentemente traga sua mente para a meditação.

Namo Shakyamunaye Buddhaya
Namo Shakyamunaye Buddhaya
Namo Shakyamunaye Buddhaya

Você pode ouvir eese canto clicando aqui


Somos um



A Terra não é apenas nosso meio ambiente. Nós somos a Terra e a Terra somos nós. Sempre fomos Um com a Terra.

- Thich Nhat Hanh