Domingo, 28 de novembro de 2021

Quarto Mantra



Você sabe o que é um mantra? Essa semana vamos estudar o Quarto Mantra de Plum Village (clique aqui). Mantra é uma frase, uma fórmula, que pode ser pronunciada em qualquer língua. Não precisa ser sânscrito ou tibetano. Essa frase deve ser uma prática, ou algo com significado e ela pode ter poder, mas seu segredo é que deve ser pronunciada com toda plena consciência.

O quarto mantra "Querido, eu sofro, querida, eu sofro por favor me ajude", é difícil porque você sofre, e não a outra pessoa. Você sofre e acredita que seu sofrimento foi causado por ele ou por ela a pessoa que você mais ama. Se fosse outra pessoa que te dissesse isso, não seria tão doloroso assim. Mas como é a pessoa que você ama, que você confia ao máximo que lhe disse isso, você sofre profundamente.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube. Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Os Cinco Treinamentos



Praticar os Cinco Treinamentos de Consciência é cultivar o insight do interser, ou Visão Correta, que pode remover toda discriminação, intolerância, raiva, medo e desespero. Se vivermos de acordo com os Cinco Treinamentos da Atenção Plena, já estamos no caminho de um bodhisattva. (...) Os treinamentos não são mandamentos dados por um deus ou figura de autoridade; são diretrizes éticas que refletem nossa própria experiência e visão.

- Thich Nhat Hanh

Conheça os Cinco treinamentos clicando aqui


Relaxamento Profundo



Relaxamento Profundo ou Relaxamento Total é a prática de deixar ir. Permite ao corpo achar seu equilíbrio natural que promove a cura através do corpo sejam quais forem as necessidades. Se pudermos também deixar ir em um nível mental/emocional, isso aumenta o relaxamento físico porque nossos pensamentos e sentimentos podem ter efeito no organismo físico.

Podemos praticar o relaxamento total em um grupo, com alguém nos guiando, ou usando uma gravação. Nos tornamos conscientes dos grupos individuais de músculos e conscientemente os relaxamos, percorrendo todo o corpo até que estejamos totalmente relaxados. Podemos então relaxar nossas mentes de suas preocupações usuais através da visualização de uma cena agradável.

Conheça melhor o relaxamento profundo clicando aqui

Você pode também seguir as instruções do áudio em português, praticar e relaxar. Clique aqui