Domingo, 30 de janeiro de 2022

Alimentação e o Caminho Óctuplo (parte 1)



Essa semana sugerimos que você assista um vídeo (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh ensina os 5 primeiros passos do Caminho Óctuplo dando ênfase ao aspecto da alimentação contido neles. Uma outra visão sobre o Caminho Óctuplo.

Shariputra, um discípulo sênior do Buda, propôs que falássemos sobre o Caminho Óctuplo em termos de nutrientes, porque o Buda disse várias vezes que nada pode sobreviver sem comida. O mal-estar não pode sobreviver se você não o alimentar e, como você tem alimentado o mal-estar, é que ele veio e ficou. Se soubermos como nos fornecer bons nutrientes, podemos parar o mal-estar e podemos permitir que o bem-estar se manifeste.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



É preciso acreditar em reencarnação para ser budista?



Thich Nhat Hanh: Reencarnação significa que há uma alma que sai do seu corpo e entra em outro corpo. Essa é uma idéia muito popular e muito errônea da continuação no Budismo. Se você acredita que existe uma alma, um self que habita um corpo e que se vai quando o corpo se desintegra e assume outra forma, isso não é budismo.

Ao olhar para uma pessoa, você vê cinco skandhas, ou elementos: forma, sentimentos, percepções, formações mentais e consciência. Não há alma, não há self fora desses cinco, portanto quando os cinco elementos se dissolvem, o karma, as ações que você fez ao longo da vida são sua continuação. O que você fez ou pensou ainda continua existindo como energia. Você não precisa de uma alma, ou de um self para continuar. É como uma nuvem. Mesmo quando a nuvem não está ali, ela sempre continua existindo como neve ou chuva. A nuvem não precisa ter alma para ter continuidade.

(Continua no quadro ao lado...)


É preciso acreditar em reencarnação para ser budista? (cont.)



Thay: Não há início nem fim. Você não precisa esperar até que este corpo se dissolva totalmente para ter continuidade - você continua a cada momento. Vamos supor que eu transmita minha energia a centenas de pessoas; essas pessoas serão minha continuação. Se você olhar para elas, poderá me ver nelas. Se você acha que sou isso [Thay aponta para si], então você não me viu. Mas se você me vir em minhas palavras e minhas ações, verá que elas são minha continuação. Ao olhar para meus discípulos, meus alunos, meus livros e meus amigos, você vê minha continuação. Nunca morrerei. Este corpo se dissolverá, mas isso não significa que morrerei. Continuarei, para sempre.

E isso é verdade para todos nós. Você é mais do que este corpo porque os cinco skandhas estão sempre produzindo energia. Isto se chama karma ou ação. No entanto, não há ator - você não precisa de um ator. A ação já é suficiente. Isto pode ser entendido em termos de física quântica. Massa e energia, e força e matéria - não são duas coisas separadas. São a mesma coisa.
.

-- Entrevista exclusiva feita por Andrea Miller para Revista Shambhala Sun - janeiro de 2012)