Domingo, 23 de janeiro de 2022

Thich Nhat Hanh falece aos 95 anos



A Comunidade Internacional Plum Village do Budismo Engajado anuncia que nosso amado professor Thich Nhat Hanh faleceu pacificamente no Templo Tu Hieu em Hue, Vietnã, às 00:00 horas do dia 22 de janeiro de 2022, aos 95 anos. Convidamos nossa família espiritual para ficar quieta por alguns momentos, e voltar à nossa respiração consciente, enquanto juntos mantemos Thay em nossos corações em paz e gratidão amorosa por tudo que ele ofereceu ao mundo.

Thay abriu um belo caminho de Budismo Engajado e Aplicado para todos nós: o caminho dos Cinco Treinamentos de Atenção Plena e dos Quatorze Treinamentos de Atenção Plena da Ordem do Interser.  Como Thay diria: "Porque vimos o caminho, não temos mais nada a temer.  Conhecemos nossa direção na vida, sabemos o que fazer e o que não fazer para aliviar o sofrimento em nós mesmos, nos outros e no mundo;  e conhecemos a arte de parar, olhar profundamente e gerar verdadeira alegria e felicidade.

Agora é um momento para voltarmos à nossa respiração e caminhada conscientes, para gerar a energia de paz, compaixão e gratidão para oferecer ao nosso amado Mestre.  É um momento para nos refugiarmos em nossos amigos espirituais, nossas sanghas e comunidades locais, e uns nos outros.


Nobres Verdades e nossa alimentação



Essa semana sugerimos que você assista um vídeo (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh ensina como os nutrientes que consumimos podem contribuir para o nosso mal-estar. Os nutrientes no budismo são os alimentos comestíveis, as impressões sensoriais, o nosso desejo mais profundo e a nossa consciência. Vários textos no blog explicam em detalhes cada um dos nutrientes.

O Buda disse isto: o que veio a ser, o que surgiu, por exemplo, o seu sofrimento, o seu mal-estar, se você souber como olhar profundamente para ele e descobrir a sua fonte de nutrição, você já estará no caminho da emancipação, da liberação. Significa que se olharmos para o nosso ser e descobrirmos que fonte de alimentos usamos para alimentar o sofrimento, o mal-estar, obteremos iluminação suficiente para deter o que veio a ser, o que surgiu. Se você souber como examinar profundamente e identificar a fonte de nutrientes que o trouxe até você, você já está no caminho da liberação.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Alô para você



Amanhã eu continuarei a ser. Mas você terá que ser muito atencioso para me ver. Eu serei uma flor ou uma folha. Eu estarei nessas formas e direi alô para você. Se você tiver atenção suficiente me reconhecerá e poderá me cumprimentar. Eu ficarei muito feliz.

-- Thich Nhat Hanh (Do livro "The heart of undestanding")


Não vejo razão para morrer



Em minha vida diária eu pratico sempre dando uma olhada nas coisas e pessoas ao meu redor, e já posso ver minha continuação nesta flor, ou naquele arbusto, ou naquele monge jovem, ou naquela monja jovem. Eu vejo que nós pertencemos à mesma realidade, estamos fazendo nosso melhor como uma Sangha, levando pouco a pouco as sementes do Dharma para todos lugares, fazendo as pessoas ao nosso redor felizes.

Assim não vejo a razão pela qual eu tenha que morrer, porque posso me ver em vocês, em outras pessoas, em muitas gerações. É por isso que prometi às crianças que estarei escalando a colina no século 21 com elas. Do topo da colina, no ano 2050, estarei olhando para baixo e desfrutarei o que estiver lá junto com os jovens. O jovem monge Phap Canh que tem agora vinte e um anos, no topo da colina terá setenta e cinco! E claro que eu estarei com ele, de mãos dadas, e olharemos para baixo para ver a paisagem do século 21 juntos. .

-- Thich Nhat Hanh