Domingo, 12 de dezembro de 2021

Sexto mantra



Essa semana sugerimos que você pratique o sexto mantra (clique aqui). Mantra é uma frase, uma fórmula, que pode ser pronunciada em qualquer língua. Não precisa ser sânscrito ou tibetano. Essa frase deve ser uma prática, ou algo com significado e ela pode ter poder, mas seu segredo é que deve ser pronunciada com toda plena consciência.

Thay ensina que o sexto mantra nos ajuda a superar os 3 complexos: superioridade, inferioridade e de igualdade. Ao perceber que somos a continuação de nossos ancestrais, vemos que nossas qualidades e fraquezas não são só nossas e que possuímos ambas. O mantra diz: "Você está parcialmente certo", e deve ser pronunciado quando formos elogiados ou criticados.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube. Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Em paz



Se algum dia você receber a notícia de que eu morri por causa de atos cruéis de alguém, saiba que eu morri com o meu coração em paz. Saiba que em meus últimos momentos eu não sucumbi à raiva. Nunca devemos odiar um outro ser. Se você puder dar origem a essa consciência, será capaz de sorrir.

Lembrando-se de mim, você vai continuar em seu caminho. Você terá um refúgio que ninguém poderá te tirar. Ninguém será capaz de perturbar a sua fé, porque ela não dependerá de qualquer coisa no mundo fenomenal. Fé e amor são um e podem apenas surgir quando você penetrar profundamente a natureza vazia do mundo fenomenal, quando puder ver que você está em tudo e tudo está em você.

- Thich Nhat Hanh (Do livro de Thich Nhat Hanh - "Fragrant Palm Leaves" )


Bom e mau



As pessoas acham que é impossível estabelecer um sistema de ética sem se referir ao bem ou mal. Mas as nuvens flutuam, flores brotam, e o vento sopra. Que necessidade temos de estabelecer uma distinção entre o bem e o mal? Há pessoas que vivem como as nuvens, as flores e o vento, não pensando sobre a moral, mas muitas pessoas apontam para suas ações e palavras como modelos religiosos e éticos, e os elogiam como santos. Estes santos simplesmente sorriem. Se eles revelarassem que eles não sabem o que é bom e o que é mau, as pessoas pensariam que eles são loucos.

- Thich Nhat Hanh (Do livro de Thich Nhat Hanh - "Fragrant Palm Leaves" )