Domingo, 6 de março de 2022

Respiração atenta



Essa semana sugerimos que você assista ao vídeo (clique aqui) onde Thay ensina a prática de meditação básica. Nesse vídeo Thich Nhat Hanh ensina que que o objeto de sua atenção plena é apenas sua inspiração ou expiração, nada mais. Você identifica a inspiração como a inspiração e a expiração como a expiração. É muito simples, é fácil.

Você sabe que quando se senta na sua sala vendo televisão, você não faz nenhum esforço, é por isso que você pode ficar sentado por muito tempo. Mas quando você se senta para meditar, se esforça muito, é por isso que não consegue ficar sentado por muito tempo. Então, por que não imitar a maneira como você se senta na sala de estar, sem esforço. Essa é a chave para o sucesso, não lute, não tente muito, apenas permita-se sentar. Essa maneira relaxante de sentar também é um descanso. Em sua almofada, você pode muito bem praticar descansando, permita que o seu corpo descanse.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



O melhor momento



O momento mais maravilhoso da sua vida já aconteceu? Pergunte a si mesmo isso. A maioria de nós responderá que não aconteceu ainda, mas que poderá acontecer a qualquer momento. Não importa a nossa idade, tendemos a sentir que o momento mais maravilhoso de nossa vida não aconteceu ainda. Tememos que seja muito tarde, mas estamos ainda esperando. Mas a verdade é que se continuarmos a viver no esquecimento - isto é, sem a presença da plena consciência - este momento nunca acontecerá.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "You are here")


Te vejo em breve



Eu perguntei para a folha se ela tinha medo porque era outono e as outras folhas estavam caindo. A folha me disse, Não. Durante toda a primavera e verão eu estava viva. Trabalhei duro e ajudei a nutrir a árvore, e muito de mim está na árvore. Por favor, não diga que eu sou apenas esta forma, porque a forma da folha é apenas uma pequena parte de mim. Eu sou a árvore inteira. Sei que já estou dentro da árvore e quando eu for de volta ao solo, continuarei a nutrir a árvore. É por isso que não me preocupo. Assim que eu deixar o galho e flutuar ao solo, acenarei para a árvore e direi a ela, `Te verei novamente em muito em breve` .

-- Thich Nhat Hanh (do livro "The heart of undestanding")