Domingo, 20 de março de 2022

Amor e desapego



O vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) é retirado de uma sessão de perguntas e respostas onde Thay responde a pergunta: "Como você ama sem apego e deseja profundamente a liberdade para quem você ama? Como deixar ir sem sofrer e causar sofrimento na outra pessoa?"

Thay nos ensina que devemos amar de uma maneira que você ainda nos sintamos livres e que a outra pessoa ainda possa se sentir livre. Essa é a arte. Devemos criar uma oportunidade para ambos compartilharem isso e praticarem juntos. Você aprende a amar de tal forma que possa preservar sua liberdade e a liberdade dele. E ele também tenta aprender a amar de tal forma que possa preservar a liberdade dele e sua liberdade.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Como agir?



Para fazer acontecer mudanças reais em nossa situação ecológica global nossos esforços devem ser coletivos e harmoniosos, baseados em amor e respeito por nós mesmos e pelos outros, por nossos ancestrais e futuras gerações. Se a raiva diante da injustiça é o que usarmos como a fonte de nossa energia, poderemos fazer algo prejudicial, algo que mais tarde vamos nos arrepender. De acordo com o Budismo, compaixão é a única fonte de energia que é útil e inofensiva. Com compaixão sua energia nasce do insight, não é energia cega. Apenas sentir compaixão não basta; temos que aprender a expressá-la. Por isso o amor deve sempre andar junto da compreensão. Compreensão e insight nos mostra como agir.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "The World we Have")


Produzindo insight



Ensinamentos, idéias são como um fósforo. O fósforo gera a chama, que é o insight. Um ensinamento, uma noção, não é insight. Mas se praticarmos, podemos produzir o insight vivo, a sabedoria viva. Muitos de nós, incluindo muitos estudiosos budistas ficam presos a palavras e conceitos. Apegamos-nos a palavras, doutrinas, ensinamentos e não somos livres, nos tornamos dogmáticos. Mas uma vez que temos insight, ele queima nossas idéias e noções, assim como a chama queima o fósforo que lhe deu vida.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Thundering Silence")