Domingo, 8 de maio de 2022

Como cuidar da energia do hábito da preocupação



No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos diz que preocupar-se demais tornou-se uma energia de hábito em nós. No começo não nos preocupávamos muito. Mas aprendemos a nos preocupar. Com o tempo, a energia da preocupação, a energia do hábito da preocupação, tornou-se forte demais. Essa energia chamada preocupação está impedindo a cura de nosso corpo e de nosso espírito.

Lembre-se de quando você teve um corte no dedo. Você não tem que fazer nada. Você apenas limpa a ferida. Você não está preocupado porque sabe que o corte se curará sozinho. Seu corpo tem capacidade de cura. Você confia em seu corpo. Isso é muito importante. Temos que confiar em nosso corpo. Para confiar no poder de nosso corpo de curar a si mesmo, devemos aprender como permitir que nosso corpo descanse..

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Grande compreensão



Hoje em dia, todo mundo está correndo tão rápido. Sentamos em uma refeição silenciosa, mas ainda podemos estar correndo. Estejamos sentados, caminhando, em pé ou comendo, temos que aprender a parar. O Bodhisattva Manjushri sabe como parar - para ver profundamente o âmago das coisas e o coração das pessoas ao seu redor. Precisamos aprender a parar nossa mente para olhar profundamente. Como Avalokiteshvara, aprendemos a ouvir sem preconceitos. Como Manjushri, aprendemos a olhar sem julgar. Para entender o sofrimento dos palestinos, por exemplo, os israelenses precisam aprender a olhar na aparência de um palestino. Para entender os israelenses, os palestinos devem aprender a entender um israelense - seu sofrimento e seu medo. Depois de olhar profundamente dessa forma, vemos que ambos os lados sofrem, que cada pessoa tem raiva e medo. Se continuarmos a nos punir, não iremos longe. É melhor pegar a mão da outra pessoa e trabalhar juntos em busca de uma solução que seja benéfica para ambos os lados. Em nossas Sanghas, se percebermos dois membros que não conseguem olhar um para o outro, temos a responsabilidade de ajudá-los a se comunicar, praticando parar e olhar profundamente, sem preconceitos.

-- Thich Nhat Hanh (Palestra de Dharma realizada em Plum Village no outono de 1998)


Bodhisattvas



Você pode já conhecer alguém que é um bodisatva. É possível! Sua mãe, por exemplo, pode ser um bodisatva. Ele faz muitas coisas ao mesmo tempo. Ela precisa de um braço extra para cozinhar não é mesmo? Mas ao mesmo tempo ela toma conta de você seus irmãos e irmãs, portanto ela precisa de um segundo braço. E aí, ao mesmo tempo ela tem que fazer outra tarefa. Portanto ela precisa de um terceiro braço. E ela pode fazer muitas outras coisas que precisem de mais braços - ela pode ter um trabalho ou ela pode ser voluntária na sua escola. Portanto sua mãe pode ser um bodisatva. O mesmo é válido para seu pai. Olhe mais profundamente para sua mãe e pai e você verá que eles têm mais de dois braços.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "A Pebble for your pocket")