Domingo, 1 de maio de 2022

Você tem o Buda em si



No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos diz que ele nos transmitiu os olhos, os ouvidos e as mãos do Buda. Com alguma atenção, alguma concentração você usa seus olhos, seu ouvido e sua mão, e você pode tocar maravilhas da vida que estão disponíveis aqui e agora. Nada se perdeu, você não tem que restaurar nada. Tudo ainda está intacto se você souber como estender a mão para tocá-las. elas estarão disponíveis. Em nosso dia a dia, devemos treinar para usar os olhos do Buda, o ouvido do Buda, a mão do Buda e evitaremos cometer muitos erros. Poderemos trazer alívio e felicidade para várias pessoas ao nosso redor.

Esteja totalmente presente, esteja totalmente vivo e você poderá fazer milagres nesta vida. Andar atentamente é um milagre também. O famoso professor zen Rinzai Lin Chi disse que o milagre não é andar sobre a água ou sobre o fogo ardente, o milagre é andar na Terra. Andar na Terra, tocar a Terra, tornar-se plenamente vivo e unir-se a cada passo que você dá, isto é fazer um milagre.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Tempo não é dinheiro



Existe uma maneira de viver nossa vida cotidiana que transforma a vida normal em uma vida espiritual. Mesmo coisas muito simples, como beber chá com atenção pode ser uma experiência profundamente espiritual, que pode enriquecer nossas vidas. Por que as pessoas gastam duas horas apenas bebendo uma xícara de chá? Do ponto de vista empresarial, isso é uma perda de tempo. Mas o tempo não é dinheiro. O tempo tem muito mais valor do que o dinheiro. O tempo é vida. O dinheiro não é nada comparado com a vida. Em duas horas bebendo chá juntos, não conseguimos dinheiro, mas conseguimos vida.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "At Home on the World")


Conexão é importante



Cada vez que você anda mesmo em uma curta distância, seja de sua casa para o ponto de ônibus, ou do estacionamento para seu local de trabalho, você pode escolher andar de tal maneira que cada passo possa lhe trazer a alegria, a paz, e a felicidade. Você pode querer lembrar que os outros também estão andando assim, e podemos nos sentir conectados uns com os outros. A conexão é muito importante. Não é porque você tem um telefone que você se sentirá conectado. Eu nunca tive um celular e ainda assim eu nunca me senti desligado de ninguém. O que nos conecta é a nossa caminhada consciente, nossos passos conscientes. Então se você quiser se conectar com os outros, tudo que você precisa fazer é praticar meditação andando todas as manhãs após o café da manhã no seu caminho para o trabalho. Andando assim, em paz e liberdade, nos tornaremos conectados imediatamente.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "At Home on the World")