Domingo, 24 de abril de 2022

Compreensão é o outro nome do amor



No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que a capacidade de ouvir profundamente com compaixão deve ser cultivada. Você deve ser capaz de ouvir um amigo com compaixão e profundamente para ser realmente um amigo verdadeiro. Se você é pai ou mãe, deve ser capaz de ouvir seu filho com compaixão e profundidade. Você deve se transformar em um bodhisattva de escuta profunda porque sem escuta profunda, sem escuta compassiva, não haverá comunicação.

Em muitos casos, amamos, amamos de verdade e desejamos que a outra pessoa seja feliz, mas não somos capazes de ouvir. Sem a capacidade de ouvir profundamente não podemos compreender e sem compreensão o amor não é real, o amor não é possível. No ensinamento do Buda, o amor é algo que nasce da base da compreensão. Você não pode amar a menos que você entenda, e isso é tão fácil de entender.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.


Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Avalokita



Quando conseguimos nos comunicar com outra pessoa, é um grande alívio. Temos e-mail, fax e telefones. Podemos enviar notícias para o outro lado do planeta instantaneamente. Mas a comunicação entre pais e filhos, entre aqueles que vivem juntos, tornou-se muito difícil. Passamos horas em nosso computador sem realmente olhar para a pessoa que nos ama e cuida de nós. Somos alienados por tantas coisas. Ouvir profundamente ajuda a restabelecer a comunicação entre nós.

Avalokiteshvara Bodhisattva representa grande amor, grande compaixão e escuta profunda. Quando você manifesta essas qualidades, você se torna o Bodhisattva Avalokiteshvara. Avalokiteshvara jura ouvir profundamente para ajudar a aliviar o sofrimento no mundo. Para ouvir profundamente, você deve estar cem por cento presente. Ouvindo com toda a atenção, você libera o passado e o futuro e se concentra inteiramente na outra pessoa. Temos essa capacidade, mas raramente a usamos. Geralmente estamos perdidos no passado ou no futuro e ouvindo com apenas meio ouvido. A prática é estar presente e ouvir com cem por cento de nós mesmos.

-- Thich Nhat Hanh (Palestra de Dharma realizada em Plum Village no outono de 1998)


Compaixão



Pensar é o primeiro tipo de ação, porque nosso pensamento é a base de como afetamos o mundo. Nosso falar também tem um efeito enorme. Se somos capazes de falar e escrever com compaixão e compreensão, nos sentimos maravilhosos em nossos corpos e mentes. Não falamos com compaixão apenas para que a pessoa ou pessoas com quem estamos falando se sintam melhor! Nosso discurso compassivo também tem um efeito curativo sobre nós. Depois de dizer algo gentil, cheio de perdão e compassivo, você se sente muito melhor. Quando você escreve palavras cheias de compaixão e perdão, você se sente mais livre, mesmo que a pessoa para quem você está escrevendo ainda não as tenha lido.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "The Art of Communicating")