Domingo, 17 de abril de 2022

Tomando conta de sentimentos dolorosos



No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que não é agradável ter uma sensação dolorosa e de acordo com a prática devemos ser capazes de reconhecer esse sentimento e abraçá-lo com ternura. Não devemos tentar fugir do sentimento, não devemos tentar encobrir aquele sentimento ou emoção dolorosa. Devemos reconhecê-lo e abraçá-lo com ternura. A sensação dolorosa é uma energia. Precisamos da energia da atenção plena para reconhecer a dor e abraçá-la.

O Buda nos avisou que toda vez que um sentimento de medo, de raiva, de dor, surge não devemos tentar fugir. Temos que praticar a respiração atenta, caminhar atentamente para gerar a energia da plena consciência e com essa energia da plena consciência podemos reconhecer nossa dor, sorrir para ela e abraçá-la com ternura. Imagine o Buda em você abraçando o sofrimento em você. O Buda em você é uma realidade porque você é capaz de estar atento.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.


Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Aproveitando a vida



Se quisermos aproveitar plenamente os dons da vida, devemos praticar a plena consciência ao longo do dia, quer estejamos tomando banho, preparando o café da manhã para nosso filho, dirigindo para o trabalho ou trabalhando com crianças na sala de aula. Cada passo e cada respiração podem ser uma oportunidade de alegria e felicidade. A vida está cheia de dificuldades. Se não tivermos felicidade suficiente na reserva, não temos meios para cuidar de nosso desespero. Com plena consciência, podemos preservar nossa alegria interior, para que possamos lidar melhor com os desafios de nossas vidas. Podemos criar uma base de liberdade, espaço e amor dentro de nós.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Planting seeds")




Fé é ter um caminho que o conduz à liberdade, liberação e a transformação das aflições. Se você viu o caminho, se você tem um caminho para ir, você tem poder. Aqueles que não têm nenhum caminho para percorrer, sofrem. Eles não sabem aonde ir. Você estava procurando um caminho, e agora achou; você viu o modo.

Se você tiver um pouco de experiência que este caminho conduz em uma boa direção, terá fé nele. Você está muito feliz que tem um caminho, e assim começa a ter poder. Este poder não destruirá as outras pessoas ao seu redor. Na realidade, lhe dá força e energia que outras pessoas podem sentir. Quando você tiver fé, seus olhos serão luminosos e seus passos serão confiantes. Isto é poder. Você pode gerar este tipo de poder a todo momento de sua vida diária. Isto te trará muita felicidade.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "The art of power ")