Domingo, 15 de maio de 2022

A Segunda Flecha



No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh responde a uma pergunta em um retiro onde uma pessoa pede um conselho ou práticas recomendadas para aqueles de nós que estão vivendo com dores físicas ou com desespero pela situação do mundo.

Thay recomenda as práticas de relaxamento do corpo mas lembra que o Buda disse que não devemos tentar amplificar nossa dor ou exagerar a situação. Ele usou a imagem de alguém que é atingido por uma flecha. Poucos minutos depois, uma segunda flecha vem e atinge exatamente o mesmo local. Depois que a segunda flecha vem, não só a dor é duplicada, mas pode ser o triplo ou 10 vezes mais dolorosa, intensa. Portanto, quando sentimos alguma dor, seja ela física ou mental, temos que reconhecê-la como é, e não devemos exagerá-la..

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Refúgios



Eu sempre estarei aqui. Eu fiz meu melhor para transmitir a mim mesmo para todos. Eu não estou fora de você, estou dentro de você. Uma verdadeira Sangha, uma Sangha que pratica bem, tem sempre o Buda, o Dharma e seu professor dentro dela. Portanto onde quer que você vá, se você sentir que a Sangha, o Buda e o Dharma estão dentro de você, não há separação.

Quando continuamos a praticar, percebemos que eles estão todos no nosso coração. Leva um pouco de tempo e prática para perceber esta verdade. Quando reverenciamos o Buda, podemos pensar que o Buda está sentado no altar. Mas o Buda não está no altar, o Buda está nos nossos corações. Como o Buda é a capacidade de ser plenamente consciente, de ser desperto, de ser amoroso de ter aceitação, e sabemos que no nosso coração há também essas capacidades, se praticarmos bem, essas capacidades irão se desenvolver. Portanto a idéia de fora e dentro ficará mais clara. Temos que olhar em profundidade para ver que aquele a que amamos e respeitamos está realmente dentro de nós.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Answers from the heart")


Verdadeiro lar



Olhe para a macieira. É maravilhoso para a macieira ser uma macieira. Ela não precisa se tornar algo diferente. Como é maravilhoso que eu seja eu mesmo. Como é maravilhoso que você seja você mesmo. Não há necessidade de tentar ser algo ou alguém diferente. Precisamos apenas nos deixar ser quem já somos, e nos desfrutar apenas como somos. Este sentimento, esta percepção, é nossa verdadeira casa. Cada um de nós tem uma verdadeira casa dentro de si.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Under a Rose Apple Tree")