Domingo, 5 de junho de 2022

Como deixar a raiva sair



Você acha que sua raiva veio de fora, entrou e agora você quer deixá-la sair de novo? Tem certeza de que a raiva vem de fora? No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina.que a raiva vem "para cima", não de fora, mas de dentro.

Você não precisa pegar a raiva e jogá-la fora. Na verdade, a raiva é algo que você pode usar. Se você abraçar essa raiva em compreensão, em compaixão, então, a raiva se torna algo como o amor, como compaixão.

Quando você olha e vê que aquele menino está infeliz, há raiva ou violência nele, e ele não sabe lidar com a violência nele, a infelicidade nele, então é por isso que ele sofre. Quando ele sofre assim, é natural que ele faça as pessoas ao seu redor sofrerem também. Quando você vê a raiva nele e você entende essa raiva. você não está mais com raiva dele. Pobre menino. Ele sofre. Não quero puni-lo, fazê-lo sofrer mais.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Falando verdades



Verdade é algo que tem a capacidade de reconciliar, dar as pessoas esperança, dar felicidade às pessoas. Isso é a verdade!

Quando você fala e causa dano, embora possa estar correto, não é nenhuma verdade.

-- Thich Nhat Hanh


Sem verdade absoluta



O Buda considerou os seus próprios ensinamentos como uma balsa para cruzar um rio e não como uma verdade absoluta a ser adorada ou para se apegar. Ele disse isto para impedir o dogmatismo rígido ou que o fanatismo criasse raízes. Inflexibilidade ideológica é responsável por boa parte dos conflitos e violência no mundo. Muitos textos budistas, inclusive os sutras Kalama, Arittha (Sabendo o Modo Melhor de Pegar uma Cobra), e Vajracchedika (Diamante Que Corta a Ilusão), falam deste assunto importante. De acordo com os ensinamentos budistas, o conhecimento pode ser um obstáculo à verdadeira compreensão e visões podem ser uma barreira ao insight. Apegos a visões podem nos impedir de chegar a um entendimento mais profundo da realidade. O budismo nos urge que transcendamos mesmo nosso próprio conhecimento se desejarmos avançar no Caminho de Despertar.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Interbeing")